II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada no município

O evento assegurou o direito humano a alimentação adequada, além de eleger os Conselheiros do COMSEA e Delegados para IV Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

O secretário de Saúde, Fernando Aguilera ressaltou sobre a importância do momento para a formulação de políticas de segurança alimentar e nutricional para o município

Aconteceu nesta quinta-feira, 11, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. O evento, realizado no auditório da regional Maracanã, foi promovido pela Prefeitura de Colombo, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Colombo (COMSEA).

“Foi o momento de contribuirmos com a formulação de políticas de segurança alimentar e nutricional, propondo para o município as diretrizes gerais”, enfatiza o secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

Participaram da conferência, aproximadamente 100 pessoas, entre: sociedade civil, lideranças comunitárias, autoridades do município, entidades representativas e técnicos que atuam na área do abastecimento. O objetivo do encontro foi garantir aprimoramento das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, no município.

Entre os participantes estavam a sociedade civil, lideranças comunitárias, autoridades do município, entidades representativas e técnicos que atuam na área do abastecimento

“É interessante à participação de todos, pois queremos fortalecer as ações de segurança alimentar e destacar a importância de uma boa nutrição na formação da saúde das pessoas, nosso objetivo é que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade”, destacou a presidente do COMSEA Colombo, Maria Aparecida Milek.

A mesa redonda foi composta pela professora adjunta do departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dra. Islândia Bezerra da Costa que ministrou uma palestra sobre o “Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar”; pelo presidente da Cooperativa Agrícola de Colombo (COOACOL), Leandro Cavassim que relatou as experiências em relação à cooperativa. E, por fim a presidente da Associação dos Moradores do Monte Castelo, Gilmara Aparecida de Lima Amaral fez um relato sobre a alimentação saudável na cidade.

O evento que aconteceu durante todo o dia, também contou com a eleição para os Conselheiros do COMSEA e Delegados para IV Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Também foram eleitos os Conselheiros do COMSEA e Delegados para IV Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Segue o nome das instituições da sociedade civil eleitas durante a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – que passam a representar o COMSEA Colombo, na gestão 2015/2017:

1. AOPA – Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia;

2. Casa de Apoio Sete Anjos;

3. Associação de Moradores Parque Monte Castelo, Vale das Flores e Jardim das Violetas;

4. Centro Dia Evoluir;

5. Centro de Estudos de Educação Ambiental;

6. Associação Comunitária de Moradores do Embú;

7. SISMUCOL – Sindicato dos Servidores Municipais de Colombo;

8. Associação Recreativa e Esportiva do Zumbi dos Palmares;

9. Associação de Moradores e Amigos da Vila Liberdade;

10. Associação de Moradores Unidos do Guaraituba.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC