II Conferência debate temas voltados a políticas públicas para as mulheres

O encontro discutiu sobre o papel da mulher na sociedade, além de promover políticas públicas para a construção da igualdade

A prefeita Beti Pavin participou do evento e ressaltou sobre a importância da elaboração de políticas públicas para as mulheres

A II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que aconteceu no auditório da Regional Maracanã, reuniu aproximadamente 200 pessoas

A II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que aconteceu no auditório da Regional Maracanã, no último dia 16 reuniu aproximadamente 200 pessoas. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social. Nesta edição, o tema principal foi “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

Na oportunidade, foram realizados debates e palestras com discussões divididas em quatro eixos, entre eles: a “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

“Nestes encontros queremos traçar políticas públicas que incentivem ainda mais a participação da mulher na sociedade. E, também que garantam os seus direitos – como, por exemplo, o acesso à saúde pública, exames médicos, e que ao sair de casa as mães possam contar com um local seguro para deixar os filhos. Lutamos para ter igualdade social e agora estamos sofrendo as consequências. Realizamos as mesmas atividades que os homens no mercado de trabalho, donas de casa, mães e mulheres. Por isso, precisamos de políticas que garantam a nossa qualidade de vida”, destacou a prefeita Beti Pavin.

A iniciativa teve como objetivo principal elaborar e promover políticas públicas para as mulheres no âmbito do município. Na oportunidade também foram discutidas propostas e metas que vão nortear a formulação de políticas públicas voltadas ao gênero feminino, nas mais diversas áreas como saúde, assistência social, segurança pública, educação, emprego e geração de renda, entre outras. “Este encontro tem como principal objetivo elaborar propostas para melhorar a qualidade de vida das mulheres do nosso município”, ressalta a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

O encontro foi destinado aos membros de instituições governamentais e não- governamentais, além de redes de proteção em defesa da mulher. Durante a conferência também foi ministrada uma palestra com a advogada e Membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Comissão de Estudos à Violência de Gênero da OAB/PR (CEVIGE), Janaína Feliciano Ferreira Aksene.

“Sabemos que o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada precisam caminhar juntos para o desenvolvimento do município, sendo assim, acreditamos que a realização da conferência municipal dos direitos da mulher é de suma importância, porque é um momento de discussão, debates e elaboração de proposta em prol da mulher, proporcionando criação de políticas que as favoreçam”, explica a secretária da pasta.

No final da Conferência foram escolhidas quatro delegadas titulares e quatro delegadas suplentes para representar Colombo na IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Paraná. O encontro será realizado nos dias 03, 04 e 05 de Dezembro de 2015, no Centro de Convenções de Curitiba.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC