Idosos participam de programação especial de final de ano

As atividades com associação dos Voluntários Amigos (AVA), nos centros de Convivências, encerram a programação deste ano

Os voluntários realizaram com os idosos, atividades de alongamento e em seguida ministraram uma palestra sobre o tema “Inspirar para a vida”

Diversos temas sobre a saúde e bem estar na terceira idade foram abordados nos Centros de Convivência

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Associação dos Voluntários Amigos (AVA) realizou no último sábado, 05, no Centro de Convivência São Gabriel uma ação de encerramento das atividades voluntárias deste ano. Cerca de 90 idosos estiveram presentes.

A associação AVA conta com a participação de 70 voluntários cadastrados que atuam no município desde 2014, por meio do Programa Humanitário, onde o principal objetivo é o fortalecimento de vínculos. Além disso, contribui para o processo de envelhecimento ativo e saudável. A iniciativa também garante espaços de encontro para os idosos promovendo a convivência social.

“Os trabalhos desenvolvidos pelas equipes, são efetivos e promovem a qualidade de vida almejada para a terceira idade. Quero agradecer a participação de todos os voluntários que estiveram conosco mais este ano realizando está linda ação – valorizando nossos idosos, dedicando a eles cuidado e respeito”, destacou a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Os idosos dos Centros de Convivência São Gabriel, Meu Cantinho, São Sebastião e CAIC participaram do encontro. As atividades de alongamentos abriram o evento, logo após, os idosos assistiram a uma palestra com o tema “Inspirar para a vida”. Também criaram um mural com mensagens de felicitações para as festas de final de ano e participaram do sorteio de brindes e um almoço.

Neste ano, a ação voluntária teve início em agosto – onde o tema abordado foi “Envelhecer com qualidade”. No mês seguinte, os voluntários fizeram um debate com os idosos sobre “Diabetes e doenças vasculares”. Já no mês de outubro a discussão foi sobre “Quedas e corpo saudável”. E para finalizar as atividades, em novembro os idosos aprenderam mais sobre o uso de “Ervas medicinal”.

Sobre a Associação dos Voluntários Amigos (AVA)
A associação AVA é uma instituição sem fins lucrativos e legalmente constituída. A sede administrativa fica localizada em Curitiba. Atualmente, estão cadastrados 70 voluntários moradores de diversos municípios. Em Colombo o projeto consiste em atividades quinzenais, sempre aos sábados, com crianças e idosos, em seus centros de atividades.

São realizados trabalhos como, palestras e oficinas informativas ou preventivas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cidadania. Também são desenvolvidas atividades de fixação sobre os temas abordados, que podem ser recreativos, sociais ou culturais. Os temas das palestras são acordados com a Secretaria de Assistência Social, porém, toda a organização e execução das atividades são desenvolvidas pelos voluntários da AVA.

Foto: Divulgação/AVA