Idosos dos Centros de Convivência criam hortas comunitárias

A atividade visa proporcionar aos idosos momentos de prazer e descontração

As hortas são feitas com materiais recicláveis como pneus e garrafas pets

Além da horta, os idosos participam de várias outras atividades, como por exemplo, a prática de exercícios físicos

O dia a dia dos idosos do Centro de Convivência São Sebastião tem sido animado. No local, estão cadastrados 46 idosos, que desenvolvem diversas atividades. A última novidade é o cultivo da horta comunitária. “São eles mesmos que preparam a terra e cuidam das plantas. E, até já se alimentaram das hortaliças semeadas há pouco tempo”, conta a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social oferece suporte aos Centros de Convivência, além da Secretária de Agricultura e Abastecimento que fornece as mudas para o plantio. A disponibilidade de espaço para a construção da horta fez com que outros Centros de Convivência também aderissem à ideia. Até o momento, mais dois realizam o cultivo, entre eles: o Centro de Convivência Jardim das Graças e São Gabriel.

“Nós observamos, que apesar das atividades que eles desenvolvem aqui, ainda assim estavam um pouco ociosos, então compartilhamos a ideia e todos adoraram, arrecadamos pneus, garrafas pets e eles montaram uma linda horta e já estão se alimentando dela. Além disso, essas atividades fazem com que eles se sintam úteis e valorizados novamente,” declarou a coordenadora dos Centros de Convivência, Clair Rodrigues Amaro.

Além da horta, os idosos fazem trabalhos artesanais, como por exemplo, toalhas de crochê e bordados, se reúnem em boas rodas de conversas, praticam atividades físicas e escutam músicas sertaneja raiz. “Devemos valorizar essas pessoas que tanto já contribuíram em nosso município, por isso não iremos medir esforços para proporcionar a eles um local agradável para passar o dia e em boa companhia,” declarou secretária da pasta.

Foto: João Senechal/PMC