Gincana Esportiva da Melhor Idade está na 3ª edição

Ao todo, 17 Centros de Convivência participam das atividades. A última etapa dos jogos está prevista para o próximo dia 13 de novembro

Ao todo, 17 Centros de Convivência participam das dinâmicas.

“É muito bom, muito animado. Gosto de participar, sair da rotina e fazer algo diferente do normal, ainda mais aqui que tem muita gente”, comemora o senhor Santino Rodrigues, de 71 anos, que participa da Gincana desde sua primeira edição. Membro do Centro de Convivência Raio de Luz, disputou quatro modalidades dos jogos e se diz animado para as próximas atividades.

Desde o dia 13 de junho, a Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Assistência Social e Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, promove a 3ª edição da Gincana Esportiva da Melhor Idade. Na última quarta-feira, 24, o Ginásio Municipal João Heua, Osasco recebeu os Centros de Convivências Raio de Sol, Roça Grande, São José e Vó Joana. Durante toda a tarde diversas atividades foram desenvolvidas pelo terceiro grupo.

Ao todo, 17 Centros de Convivência participam das dinâmicas. A última etapa dos jogos está prevista para o próximo dia 13 de novembro.

De acordo com a coordenadora da Secretaria de Assistência Social Terezinha Trevisan, o evento tem como principal objetivo promover a integração e fortalecer o vínculo entre os idosos. “Muitos idosos acabam ficando sozinhos ou sem alguma atividade regular. Desta forma, a gincana tem grande importância para desenvolver a interação e união entre eles, além de estimulá-los à prática de exercícios físicos”.

Entre as modalidades existentes na Gincana estão o chute a gol, estafeta, boliche, bola ao cesto, jogos das argolas, bocha, dominó, quebra-cabeça, boca do palhaço e dança. Além disso, também são desenvolvidas atividades artísticas – em que cada Centro deve elaborar uma escultura, uma pintura e um pintura em tecido – e histórica, em que objetos e fotos devem ser trazidos. As pinturas de cada Centro serão expostas na Casa da Cultura.

O coordenador do departamento de Esporte Sidmar Andrigheto Gielow, explica que as atividades físicas realizadas ao longo do ano nos Centros de Convivência já são pensadas como preparação para os jogos.

“Sempre ao fim de cada ano iniciamos a preparação para a próxima Gincana e, assim, repassamos isso aos Centros, onde os idosos já começam o treinamento para estarem sempre mais preparados”. O coordenador ainda falou sobre o desenvolvimento da Gincana ao longo dos três anos. “Percebemos que a quantidade de participantes está cada vez maior, o que demonstra a qualidade do que estamos fazendo. Queremos que todos possam se sentir incluídos, desta forma, cada atividade é especialmente pensada para que todos estejam aptos a participar. A gincana promove não somente um bem-estar na área da saúde como também uma satisfação pessoal de cada um”.

A professora de dança Narbason Cristina Nara de Sousa trabalha nos Centros de Convivência há cinco anos. Para ela, tanto a dança, como também outras práticas de exercício funcionam como um grande estímulo para os idosos. “Percebemos como eles se empenham nos ensaios e vemos uma grande evolução em cada um. A autoestima e o sentimento de serem capazes começam a florescer ainda mais”.

Os Centros de Convivência participantes da 3ª edição da Gincana são: Girassol, Lírio do Vale, Maria do Rosário, Monte Castelo, Jardim das Graças, São Sebastião, Vó Elisa, São Gabriel, Rio Verde, Raio de Luz, Roça Grande, São José, Vó Joana, Graciosa, Gralha Azul, Jardim Adriana e Meu Cantinho. A entrega da premiação e medalhas acontece no dia 13 de dezembro, no Parque Municipal da Uva. Para o dia, estão programados um almoço e diferentes atividades com os idosos.

Foto: Marcio Fausto/ PMC