Gestantes participam do aniversário de 10 anos da Unidade de Saúde da Mulher

São feitas ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação englobando a assistência à mulher

Vice-prefeito Sergio Pinheiro participa dos parabéns alusivo ao aniversário da Unidade

Diversas gestantes participaram na manhã desta quarta-feira, 04, do evento de comemoração aos 10 anos da Unidade de Saúde da Mulher. A iniciativa da Prefeitura de Colombo aconteceu por meio da Secretaria de Saúde e contou com a presença de autoridades locais e do vice-prefeito, Sergio Pinheiro. “Como colombense que sou tenho muita alegria e satisfação de poder fazer parte deste momento e de trabalhar por estas mulheres com o objetivo de fazer da nossa cidade um lugar melhor para nossos filhos”, disse o vice-prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, a preocupação é instituir um trabalho com humanização buscando a qualidade da atenção em saúde. “Essas são condições essenciais para a resolução dos problemas identificados, na satisfação das pacientes, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento de seus direitos e na promoção do autocuidado”, explicou.

Durante o evento, que contou com a entrega de bolsas para as gestantes contendo um kit de higiene para os bebês, também foi oferecido um lanche para os presentes além de um bolo comemorativo aos 10 anos. “Olhando esta trajetória de sucesso, temos que festejar a ampliação dos cuidados com as mulheres”, destacou a diretora Administrativa de Gestão e Controle, Nice Almeida Lara.

História

Comemoração dos 10 anos da Unidade de Saúde da Mulher reúne gestantes e autoridades do município

A Unidade de Saúde da Mulher foi inaugurada em 25 de junho de 2008, e os atendimentos a população iniciaram em 01 de julho seguinte, com o objetivo de proporcionar ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação. O local tem como foco a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério e em planejamento familiar. Além de encaminhamentos para tratamento do câncer de colo de útero e de mama.

No início das suas atividades a Unidade contava com quatro médicos, uma enfermeira e quatro técnicos de enfermagem. Nos primeiros meses de atendimento de 2008, foram realizadas 2.534 consultas, sete inserções de DIU e 840 coletas de preventivo.

No último levantamento feito pela secretaria, no ano de 2017 foram realizadas 9.196 consultas, 931 coletas de preventivos, 37 inserções de DIU e 4.563 ecografias. Atualmente, a Unidade de Saúde da Mulher conta com uma equipe de dez médicos. Destes, um é ecografista, três atendem na obstetrícia, quatro para atendimentos de ginecologia e dois mastologistas. Além de uma enfermeira, três técnicas de enfermagem, um agente comunitário de saúde, dois auxiliares de serviços gerais e uma estagiária.

Também prestigiaram o evento os vereadores Edson Baggio, Sidinei Campos, Dolíria Strapasson, diretores das unidades de saúde do município, médicos, enfermeiros e representantes da Maternidade Alto Maracanã.

Unidade de Saúde da Mulher

Endereço: Rua Joaquim Rocha, 268 – Maracanã.

Contato: 3663.2254 / 3675.0357

Foto: Marcio Fausto/ PMC