Formatura “Agente do Peito” é realizada em Colombo

Ao todo, 121 Agentes Comunitários de Saúde, de 19 Unidades de Saúde do município participaram da solenidade

A Secretaria de Saúde realizou a cerimônia de entrega de certificados a 121 agentes comunitários, de 19 Unidades de Saúde

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira, (13) a cerimônia de entrega de certificados a 121 agentes comunitários, de 19 Unidades de Saúde. A formatura “Agente do Peito” deve-se a conclusão do curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, que aconteceu durante o segundo semestre de 2014 até primeiro semestre de 2015, ao total foram realizados dez encontros.

Assuntos envolvendo o aleitamento materno foram debatidos durante o período do curso, entre eles: os benefícios, mitos e verdades, manejo clínico e contexto da mãe trabalhadora. O objetivo principal é oferecer capacitação para os agentes comunitários de saúde, bem como sensibilizar os profissionais e atualizar sobre as práticas promotoras e protetoras do aleitamento materno, visando à saúde das crianças e mães colombenses.

“Nossa intenção, não era apenas discutir sobre a importância do aleitamento materno, mas também compartilhar experiências, servindo como exemplo, para nós mudarmos a forma com que abordamos as pessoas, as mães, as famílias, sobre a importância do aleitamento materno”, explica a nutricionista e representante da Rede de Proteção do Aleitamento Materno, Eloyse Ceschim.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento mais importante e é tudo o que o bebê precisa até os seis meses de idade. Ele funciona como vacina por possuir os anticorpos da mãe, além de proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Já para as mães, a amamentação contribui para a perda de peso após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, reduzindo o risco de hemorragia e de anemia.

“O grande desafio do Brasil é reverter à porcentagem de aleitamento de mães que amamentam seus filhos por 54 dias. Nossa intenção é mudar isso e incentivar as mães colombenses a amamentar até os seis meses de idade” diz Eloyse.

O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Fernando Aguilera que parabenizou todos os profissionais pelo comprometimento e trabalho desenvolvido durante a capacitação.

“Estamos realizando a capacitação dos profissionais, pois são aqueles que trabalham intensamente com a população. Com estas ações já estamos visualizando um retorno positivo. Pois, o objetivo principal da secretaria é oferecer atenção para a população e dessa forma garantir mais qualidade de vida para os colombenses”, enfatiza o secretário da pasta.

Rede de Proteção ao Aleitamento Materno

A Rede de Proteção ao Aleitamento Materno foi criada em 2013, a partir de uma capacitação realizada pelo Hospital Maternidade Alto Maracanã, com profissionais de áreas diversas da saúde como: Nutrição, Psicologia, Assistente Social, Fonoaudiologia, Cirurgião Dentista, Enfermagem, etc. Além de servidores do município, a rede conta com profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Federal do Paraná.

Desde a sua criação a rede tem trabalhado com três principais eixos: levantamento de diagnóstico, eventos relacionados ao aleitamento materno e capacitação de profissionais. Inicialmente, priorizaram-se os agentes comunitários de saúde (ACS) do município, como foco das ações estratégicas, por se tratar de um grupo que é um elo fundamental entre os usuários e serviços de saúde e tem veículos e proximidade maior com a comunidade.

Foto: Márcio Fausto/PMC