Exposição de abril mostra a arte com materiais recicláveis

A Prefeita Beti Pavin prestigiou a exposição “Correndo atrás do vento”, do artista plástico Rogério Aquino.

A Casa da Cultura recebe neste mês de abril a exposição “Correndo atrás do vento”, do artista plástico Rogério Aquino. Estão a mostra 12 obras, feitas com diversos materiais recicláveis. Todas as peças foram produzidas pelo artista colombense, que desde criança desenvolveu seu talento com as artes.

“Comecei há uns 15 anos a usar materiais recicláveis nas minhas obras, buscando esse contexto ambiental. Minha intenção é usar as peças para falar do nosso cotidiano e fazer com que as pessoas reflitam sobre o meio ambiente, a sustentabilidade, entre outros” conta.

Toda esta história começou quando Rogério Aquino e mais dois artistas, desciam a Serra do Mar de bicicleta e no caminho iam fazendo peças com cipó, porém durante o percurso acabavam se deparando com lixo descartado pelas pessoas.

“Comecei a ver aquilo, pessoas jogando o lixo pelas janelas dos carros e dei a ideia de usar aquele material para fazer arte, falando de meio ambiente e com o tempo foram aparecendo outros temas,” explica Aquino. O artista vem trabalhando com materiais recicláveis desde 2000, junto com o grupo Reciclarte.

As peças expostas pelo artista vêm com questionamentos feitos propositalmente por ele, para incentivar as pessoas a refletir sobre o dia a dia e como elas estão levando a vida. Os materiais usados variam entre papeis, latas de tintas, plásticos e até janelas.

“Ficamos muito felizes com a exposição. Nosso objetivo sempre foi valorizar a cultura e artistas locais,” destaca o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo Cesar Cardoso.

A exposição vai até o dia 26 de abril e é aberta ao público. O horário de atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, durante todo o mês de abril.

Serviço:
Casa da Cultura