Exposição “A Cor da Cidade” apresenta a cultura afro-brasileira

A mostra, que segue até o dia 29 de setembro – na Casa da Cultura de Colombo, reúne trabalhos artesanais e artísticos utilizando o EVA como matéria prima

A Casa da Cultura de Colombo abrigaa exposição “A Cor da Cidade”.

A Casa da Cultura de Colombo abriga até o dia 29 de setembro a exposição “A Cor da Cidade”. As obras, reproduzidas com muita sensibilidade pelo artista Fernando Martins, gaúcho que há dez anos reside em Colombo – aborda a temática da cultura afro-brasileira reunindo trabalhos artesanais e artísticos, principalmente, com o enfoque no resgate histórico, religiosidade, vestimentas e músicas. A técnica, que emprega a borracha EVA (Etil Vinil Acetato) como matéria prima, traz ao público a possibilidade de sentir o relevo dos quadros.“Essa é uma temática que vamos trabalhar, principalmente, nesses meses que se aproxima de uma data importante – em alusão ao Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, consagrado como data de sensibilização nacional”, disse a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto. Ela acrescenta ainda que outras exposições com artistas que abordam o tema serão realizadas. “Nosso município receberá outros trabalhos referente a semana da consciência negra que terá início no dia 15 de novembro”.

O artista Fernando Martins e a diretora do Departamento de Cultura de Colombo, Rita Straioto.

A exposição “A Cor da Cidade” segue até o dia 29 de setembro na Casa da Cultura, localizada na Rua XV de Novembro, 105. Os horários disponíveis para visitação são das 8h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta-feira. Logo após, será transferida para a 2ª Mostra de Artes de Colombo que terá inicio no dia 30 de setembro, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.O artista Fernando ressalta que é necessário um resgate em relação aos negros e a cultura negra e vê nas artes plásticas um canal de divulgação para que os jovens, principalmente os negros, tenham um incentivo para entrar no mundo da arte.

“A abertura desse espaço é muito importante, principalmente aqui, onde os aspectos culturais do município são predominantemente de origem italiana. Contar com a Casa da Cultura para expor e trazer esse tipo de arte para os colombenses com certeza é muito bom”, comemora Martins.

A Cor da Cidade
Data: até o dia 29 de setembro
Local: Casa da Cultura de Colombo – , localizada na Rua XV de Novembro, 105, Centro.
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta-feira.

2ª Mostra de Artes de Colombo
Dia: 30 de setembro
Local: Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.

_MG_3284 _MG_3282 _MG_3279

Foto: Marcio Fausto/ PMC