Ética e qualificação profissional são temas de capacitação para profissionais da enfermagem

Objetivo é fortalecer e aprimorar os conhecimentos e atividades desenvolvidas pelos enfermeiros por meio de palestras

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem participaram da capacitação com o tema “Ética e Qualificação Profissional”, promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem participaram nos dias 01, 08 e 09 de agosto, no Hotel Bolsi, bairro Sapopema, da capacitação com o tema “Ética e Qualificação Profissional”, promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde. Durante a capacitação, aproximadamente 100 profissionais da saúde passaram pelo local por dia.

“Não medimos esforços para que estes profissionais que estão em contato diariamente acolhendo nossa população recebam qualificação, para melhorar o atendimento e também o convívio no ambiente de trabalho. Sabemos que desenvolver a atividade na área da saúde não é fácil, por isso a importância de sempre estarem aprimorando seus conhecimentos e práticas”, comentou a prefeita de Colombo, Beti Pavin.

O objetivo da ação é de fortalecer os conhecimentos para desenvolver as atividades exercidas pelos profissionais da saúde no que se refere a Atenção Primária de Saúde, com foco nas fundamentações e práticas de cuidar do ser humano.

O vice-prefeito Sérgio Pinheiro, esteve presente e destacou a satisfação de promover ações como essas. “É uma qualificação profissional muito importante, já que os serviços de enfermagem são um dos que mais agregam na saúde do município. E proporcionar esses ensinamentos mostra que estamos no caminho certo, a nossa saúde precisa de atenção”, disse.

A capacitação contou com duas palestras diárias abordando as temáticas: Ética na Atenção Domiciliar e Ética profissional. “Nos reunimos para colocar em prática o que aprendemos no trabalho, visando o bem-estar da população que é atendida pelas equipes de enfermagem nas Unidades de Saúde. O foco é sempre melhorar, e todos que compareceram puderam reaprender e se atualizar sobre a profissão. Há mais de 30 anos convivo neste meio, e por isso parabenizo o valoroso trabalho das nossas equipes”, enfatizou o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Participaram como palestrantes a professora Dra. Jaqueline Dias do Nascimento, enfermeira do complexo HC UFPR Ebeserh; a professora Dra. Maria Cristina Peganini, enfermeira docente na Universidade Tuiuti e Conselheira titular do COFEN; a enfermeira Camila Silva, coordenadora adjunta da CTICEEN/Coren-PR e a enfermeira Leoni Vanderlea Machado.

Esteve também presente no evento o vereador Sidnei Campos e o professor e instrumentalista Lucas da Paz, da academia de música Soul.

Foto: Marcio Fausto e Ilson L. de Jesus/ PMC