Estado e município se unem para levar tratamento em casa para paciente com doença degenerativa

Será disponibilizado para o tratamento em domicílio, um concentrador de oxigênio, ventilador mecânico, aspirador de secreções e um oxímetro

O paciente Zairton Gasparin recebendo o tratamento em casa, com a família

Nesta quinta-feira a prefeitura de Colombo, por meio da secretária municipal de Saúde fez a transferência do paciente Zairton Gasparin, – internado, desde abril, no Pronto Atendimento do Alto Maracanã e foi para casa, no bairro Bacaetava – região rural do município.

O agricultor de 56 anos foi diagnosticado, em 2012, com uma doença degenerativa progressiva, denominada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A secretaria de Saúde do Estado do Paraná fornecerá assistência em domicílio, em relação aos aparelhos que ele utilizará durante o tratamento, entre eles: o concentrador de oxigênio, ventilador mecânico, oxímetro e aspirador.

A ação faz parte do Programa de Desospitalização, onde o Estado oferece alternativas que possibilitam a permanência do paciente em seu domicílio mesmo com a necessidade de equipamentos para suporte respiratório, proporcionando melhor qualidade de vida junto à família.

“Essa iniciativa tem como objetivo principal, diminuir as ocorrências de úlceras por pressão e pneumonias que agravam os problemas já existentes de saúde. Embora, seja necessária a interação do município e Estado e que o paciente esteja dentro dos critérios definidos, como por exemplo: estar clinicamente estável; residir dentro da área de abrangência dos serviços especializados e possuir um cuidador”, explica o secretário de Saúde Fernando Aguilera. O programa é destinado também aos portadores de doenças crônico-degenerativas estáveis, como é o caso do Sr. Zairton Gasparin.

A Prefeitura de Colombo também possui o Programa Melhor em Casa, que visa garantir acesso aos serviços de saúde para cidadãos acamados permitindo que o paciente seja acompanhado por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar e assistidos para coleta de material para exames, curativos, entre outros serviços.

“A prefeitura de Colombo disponibilizará uma equipe multidisciplinar para realizar visitar domiciliares de acompanhamento conforme as necessidades do paciente. Estarão disponíveis serviços médicos, de enfermagem, de nutrição e odontologia”, explica a enfermeira e coordenadora da Média e Alta Complexidade da secretaria de Saúde, Angelita Muniz.

Sobre o paciente

Serão utilizados durante o tratamento - o concentrador de oxigênio, ventilador mecânico, oxímetro e aspirador

Serão utilizados durante o tratamento – o concentrador de oxigênio, ventilador mecânico, oxímetro e aspirador

O agricultor Zailton Gasparin estava internado desde abril no Pronto Atendimento do Maracanã recebendo cuidados médicos e nesta quinta-feira, recebeu alta. O agricultor, que reside com a família no bairro Bacaetava, região rural de Colombo descobriu a doença em 2012 após sentir fortes dores nas mãos. “Embora as limitações progressivas, ele continua sorridente, amoroso e feliz. Acredito que isso contribua para que ele não fique triste e deprimido. E com os parelhos vamos conseguir cuidar dele em casa”, conta a esposa Soeli Falcade Gasparin.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) atinge o primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal, responsáveis pelas células nervosas e com o tempo perdem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, originando a doença. A causa ainda é desconhecida.

Para a filha do Sr. Zairton, Patrícia Gasparin é uma alegria ver o pai novamente em casa. “Estávamos contanto as horas, queríamos ele em casa. Preparamos um lugar adequado para ele ficar, com uma janela próxima para ver o dia lá fora. Ele está sempre bem humorado, acredito que seja a forma que ele encontrou para enfrentar as dificuldades que a doença impõem”.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC