Escolas Municipais de Colombo passam por ampliação

Ao todo, dez instituições estão recebendo obras, o que deve garantir 30 novas salas e 1500 novas vagas na rede municipal de ensino

Um dos exemplos é a ampliação da Escola Municipal Imbuial da Roseira

Ampliar o número de ofertas de vagas na rede municipal de ensino e garantir o melhor atendimento aos alunos e funcionários. Esses são apenas alguns dos resultados que virão em breve através das obras de ampliação que acontecem em dez escolas municipais de Colombo.

“A educação é a nossa prioridade. É através dela que podemos vislumbrar um mundo melhor, e investir na infraestrutura das escolas é garantir que nossas crianças possam ter um futuro melhor e os servidores um ambiente mais agradável para exercerem suas funções”, afirma a prefeita Beti Pavin.

Através dos serviços que estão sendo executados, 1500 novas vagas devem ser criadas. As obras se concentram nas escolas municipais: Angelo Alegrini, Cristóvão Colombo, Frederico Paulo Weigert, Heitor Villa Lobos, Imbuial da Roseira, Isolina Ceccon, Jardim das Graças, João José Gasparin, Parque Monte Castelo e Santa Fé.

Estas ações beneficiarão os cidadãos das regiões do Santa Rita, Centro, Belo Rincão, Maracanã, Alto da Cruz, Jardim Ana Rosa, Jardim das Graças, Poço Negro, Monte Castelo e Jardim Santa Fé.

Mas a preocupação não é apenas com a estrutura das escolas, que ao todo contarão com 30 novas salas. Com as obras, a qualidade do ensino também deve melhorar, já que com espaços adequados, os alunos terão um estímulo a mais para se dedicarem aos estudos.

“Em algumas escolas o número de estudantes nas salas é superior ao ideal, o que infelizmente acaba prejudicando o aprendizado”, afirma a assessora executiva da secretaria de Educação, Solange Alberti. Esse é o caso, por exemplo, da Escola Municipal Monte Castelo, que atende aproximadamente 1000 alunos, onde havia apenas um laboratório de informática para todas as turmas.

“As aulas tinham um tempo menor para que todos pudessem participar, o que fazia com que o professor não pudesse dedicar o tempo necessário para aprendizagem”. Mas esse problema está com os dias contados, pois com os serviços de ampliação sendo realizados, a escola terá cinco novas salas, entre elas uma de informática, que deve dar fim ao problema”, anunciou a secretária de Educação, Aziolê Cavallari Pavin.

Outra espaço que passa por obras de ampliação é a Escola Municipal Isolina Ceccon, que está adequando os ambientes para atender as crianças em tempo integral. “Estamos na fase de elaborar o plano de meta, para que a partir de 2016 os alunos fiquem o dia inteiro na escola”, explica a secretária Aziolê.

O atendimento em tempo integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação. As obras na escola seguem em ritmo acelerado, até o momento, 80% do trabalho já foi executado. O local terá três novas salas, além de serviços de manutenção que estão sendo realizados.

A previsão é de que neste segundo semestre as obras nas dez escolas já estejam finalizadas e prontas para atender ainda melhor os alunos da rede municipal.

Foto: João Senechal/PMC