Escolas de Colombo formam 530 alunos no curso Proerd

As turmas de seis escolas da rede municipal participaram do curso que visa alertar sobre os riscos das drogas e violência

Neste ano de 2015 o Proerd certificou 530 alunos dos 5º anos da rede de ensino do município

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizou no último sábado, dia 20, a formatura de 530 alunos do 5º ano – da Rede Municipal de Ensino do município. O evento aconteceu no pavilhão do Parque Municipal Bosque da Uva.

Durante todo o período do primeiro semestre de 2015, os estudantes participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que em um cronograma com dez aulas ministradas nas salas de aulas pelo Cabo Dirlei Pereira da Silva, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, buscou alertar as crianças e adolescentes sobre os riscos das drogas, além de incentivar práticas para a cultura da paz e distanciamento de situações que envolvam as diversas situações de violência.

“As escolas selecionadas para receberem o curso são as que estão localizadas em áreas onde o risco do consumo de drogas é maior. Os alunos formados tem o dever de se tornarem multiplicadores do programa na sociedade onde moram”, destaca a secretária de Educação, Aziolê Cavallari Pavin.

A secretária de Educação, Aziolê Cavallari Pavin estava presente e ressaltou a importância do curso para os jovens do municípi

Um dos objetivos do programa é evitar o aumento do índice de jovens envolvidos com as drogas e a violência. O Proerd está presente na Rede de Ensino Público e Particular do Estado do Paraná, desde o ano de 2000, e é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana durante uma hora aula com turmas do 5º ano do ensino fundamental.

“Nosso objetivo é que, ao final do curso, eles sejam cidadãos ainda mais conscientes, que saibam discernir o certo e o errado. Em Colombo, a recepção das escolas é excelente, o que resulta, também, no nosso sucesso”, ressaltou o cabo Dirlei da Silva.

A secretária da pasta, Aziolê Cavallari Pavin lembrou a importância dos jovens estarem participando desse curso e comemorou o sucesso da parceria. “Hoje estamos felizes por mais estes alunos adquirirem experiência de vida de forma segura, aprender a lidar com situações de risco sem ter que realmente passar por elas, e isto mostra o tamanho do sucesso desta parceria, que traz para os alunos, ensinamentos que eles devem e vão levar consigo para toda a vida”, ressaltou Aziolê Cavallari.

Aproximadamente 800 pessoas participaram da formatura, que aconteceu no pavilhão do Parque Municipal Bosque da Uva

Aproximadamente 800 pessoas participaram da formatura, durante o evento, alunos, pais e professores assistiram a apresentações e discursos das autoridades presentes.

Pavilhão Profº Altair da Silva Leme – Bosque da Uva / Parque Municipal da Uva.

Rua: Marechal Floriano Peixoto, 8771- Centro Colombo –PR

Fotos: Marcio Fausto/ PMC