Escola municipal recebe Feira Educativa para Trânsito

O objetivo da Feira é comemorar o encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) no município

A ação contou com a participação da comunidade escolar e do vice-prefeito de Colombo, Sergio Pinheiro.

A Feira Educativa para Trânsito realizada na amanhã deste sábado, dia 18, das 9h às 11h30, na Escola Municipal Parque Monte Castelo foi promovida pelo Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) e contou com a participação da comunidade escolar e do vice-prefeito de Colombo, Sergio Pinheiro.

A ação é um projeto de Educação para o Trânsito, realizado pela Policia Rodoviária Federal em parceria com Escolas e Secretarias Municipais de Educação e visa, através das atividades pedagógicas associada à manifestações artísticas/culturais diversificadas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito e suas terríveis consequências.

O objetivo da Feira é comemorar o encerramento do FETRAN no município. Momento em que todas as escolas participantes se reúnem para exposição de seus trabalhos e realização de apresentações artísticas variadas.

Sobre o projeto

Na concepção da proposta pedagógica do FETRAN, a PRF contou com a colaboração de experientes Educadores, buscando, para o Projeto, uma ação pedagógica envolvente, eficiente e de fácil implementação, que fornecesse às escolas uma diretriz geral, entretanto respeitando suas especificidades. Dividida em quatros eixos, a ação pedagógica procura inserir a temática trânsito entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, através de atividades pedagógicas do cotidiano e do fomento às mais variadas manifestações artísticas.

Em 2017 o FETRAN estará sendo desenvolvido em 98 municípios de 18 estados, contará com participação de 413 escolas e 241.000 alunos.

O Projeto está dividido em três etapas: Lançamento, Ação Pedagógica e Festival. Geralmente sua duração é de quatro meses, sendo definido um cronograma de execução para cada município.

Projeto implantado neste ano (2017),  atingindo um total de 865 alunos. E, entre as metas e ações, estão: educar o cidadão para o trânsito e para a vida, conscientizando-o de seus direitos e deveres como pedestre, passageiro ou condutor, reconhecendo o trânsito como espaço de convivência e exercício da cidadania.

Além de desenvolver a cultura de segurança no trânsito entre os estudantes, a partir da ampla discussão da temática e do estímulo ao comportamento seguro no trânsito; Aplicar a educação para o trânsito conforme as diretrizes emanadas pelo DENATRAN; Refletir sobre segurança viária e educação para o trânsito com a comunidade escolar; Contribuir para a construção de conhecimentos e práticas escolares em educação para o trânsito; Promover a aproximação da PRF com a comunidade escolar; Reconhecer o trânsito como espaço de convivência e de exercício da cidadania; Estimular a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito, tolerância, prudência e ética;

Com duração aproximada de quatro meses a Ação Pedagógica do FETRAN está estruturada em quatro eixos: Sensibilização, Leitura de Imagens, Urbanidade e Estatística e Meios de Transporte.

Para o seu desenvolvimento a escola contará com o apoio da PRF, através da realização de palestras, fornecimento de informações e material informativo.

Festival

Celebra o encerramento do FETRAN no munícipio. Momento em que todas as escolas participantes se reúnem para exposição de seus trabalhos e realização de apresentações artísticas variadas.

FETRAN 2017
Etapa Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez