Entrega de obras de revitalização marcam o aniversário do Parque Municipal Gruta do Bacaetava

O evento também contou com a comemoração de 30 anos de atividades do GEEP – Açungui e o lançamento do livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná

Comemoração do aniversário de 16 anos do Parque Municipal Gruta do Bacaetava e a entrega das obras de reforma do parque.

Durante o evento aconteceu o lançamento do livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná.

Também aconteceu a comemoração de 30 anos de atividades do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná – Açungui.

O Departamento de Turismo realizou um evento no parque fechado para convidados.

A Prefeitura de Colombo comemorou no último sábado, 14, o aniversário de 16 anos do Parque Municipal Gruta do Bacaetava e a entrega das obras de reforma do parque. Na ocasião, a Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho por meio do Departamento de Turismo realizou um evento no parque fechado para convidados.

“Esta data é muito significativa para todos que se empenham em conservar e evidenciar a Gruta. Por isso, estamos, hoje, comemorando. É um patrimônio de todos os colombenses e precisamos cuidar dessas riquezas. O aniversário de 16 anos é um momento especial e importante para o setor turístico e de preservação”, ressaltou o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa.

O evento também contou com a comemoração de 30 anos de atividades do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná – Açungui – com uma exposição artística histórica “30 anos de GEEP-Açungui”, com desenhos das Cavernas Paranaenses produzidos pela artista Birgitte Tümmler e Esculturas de Desiree Sessegolo. Vale lembrar, que o GEEP é uma organização sem fins lucrativos, fundada em março de 1986, em Curitiba-PR, visando o estudo e a proteção de cavernas.

Durante as comemorações também aconteceu o lançamento do livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná, que conta com 97 histórias escritas por 52 espeleólogos, de diferentes gerações que ao longo desses 30 anos de existência, relataram um pouco da importante história do grupo. A obra é ilustrada com desenhos da artista Birgitte Tummler, que retrata as Grutas da Lancinha, de Botuverá, do Varzeão, dos Jesuítas, da Ermida, de Terra Boa, do Malfazido, do Bacaetava, Campestrinho e a Furna Buraco do Padre.

Sobre o Parque

Apesar da “pouca idade”, a Gruta do Bacaetava recebe visitas desde o século XIX, quando foi descoberta pelo imigrante italiano Antônio Gasparin, que morando no local preparava a terra para o plantio. Depois disso, o local passou a ser dos filhos de Gasparin, que repassaram à Igreja Matriz de Colombo, que por sua vez também a doou para a Santa Casa de Misericórdia.

O local então foi vendido para a Prefeitura, que fundou o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, hoje, o lugar é orgulho para o município.  Hoje, a Gruta do Bacaetava constitui o patrimônio espeleológico mais importante da região. Ela encontra-se registrada no Cadastro Nacional de Cavidades Naturais Subterrâneas da Sociedade Brasileira de Espeleologia.

O primeiro registro formal do local data de 1889, quando em Sebastião Paraná, é relatado à visita do amigo Olympio de Sá, antigo morador da região, à caverna. Anos depois, o livro “O Município de Colombo”, do historiador Sebastião Ferrarini, destaca que “a caverna mais visitada em Colombo e uma das principais existentes no Paraná é a de Bacaetava, que se localiza em bairro de mesmo nome”.

Estavam presentes durante as comemorações o vice-prefeito: Ademir Goulart, o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa e o vice-presidente da Câmara dos Vereadores,Gilgera.

Serviço:
Parque Municipal Gruta do Bacaetava
Endereço: Rua Antônio Gasparin S/N – Bacaetava
Telefone: 41- 3656-5669
Mais informações na Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, no departamento de Turismo, pelo telefone: (41) 3656-6600.

Foto: Marcio Fausto/ PMC