Enfermeiros participam de capacitação sobre acolhimento e humanização no SUS

A ação visou à importância da capacitação do enfermeiro na realização do acolhimento na atenção básica

A Capacitação da Enfermagem contou com o tema "Humanização e Acolhimento".

A Capacitação da Enfermagem contou com o tema “Humanização e Acolhimento”.

A Prefeita Beti Pavin  destacou a importância do município em promover ações como essas na saúde, proporcionando as integrações entre as equipes.

A Prefeita Beti Pavin destacou a importância do município em promover ações como essas na saúde, proporcionando as integrações entre as equipes.

Entre os dias 19 a 23 de junho, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde promoveu a Capacitação da Enfermagem com o tema “Humanização e Acolhimento”. A ação, que visou sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância do acolhimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS), deu-se em função a comemoração da Semana da Enfermagem – celebrada anualmente entre os dias 12 a 20 de maio.

A Prefeita de Colombo, Beti Pavin, participou do encerramento do evento e destacou a importância do município em promover ações como essas na saúde, proporcionando as integrações entre as equipes. “Participaram cerca de 350 funcionários que estão no dia a dia das Unidades de Saúde, lidando com o problema da saúde pública dos cidadãos colombenses. Então, é fundamental esse momento de se reciclar e de interagir entre as diversas equipes. Um dia que esse enfermeiro deixou de estar na Unidade e esteve aqui – acrescentará muito na volta deles aos trabalhos para tratar da saúde da nossa população”, disse.

Durante os cinco dias de capacitação o foco foi destinado às relações entre os profissionais da Atenção Básica e os pacientes que chegam às Unidades Básicas de Saúde em busca de atendimento. Na programação, as equipes participaram de dinâmicas sobre a atenção à saúde, a apresentação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), além de simulação de atendimentos focando o vínculo entre o usuário e o serviço de saúde.

“Buscamos tratar sobre a recepção dos pacientes, a forma como o cidadão é recebido. O acolhimento quer dizer que não basta apenas fazer uma ficha, tem que acolher o paciente entendendo a sua real necessidade para então fazer o melhor encaminhamento possível”, destacou o Secretário da Pasta, Darci Martins Braga.

Diretora da Atenção a Saúde e palestrante do evento Adriana Cordeiro, destacou a função do município em trabalhar com o a Atenção Primária a Saúde. “Em cada dia da semana foi uma equipe diferente, assim as UBS continuariam com o atendimento normal. De manhã trabalhamos com a questão da PNAB e no período da tarde com o acolhimento. Após as palestras foram feitas simulações de atendimentos e logo após debateu-se sobre a maneira de abordagem do profissional. A proposta é melhorar o acolhimento, não só na parte individual do profissional, mas também em trabalhar com técnica e qualidade”, explicou Adriana.

00001 00002 00003 00004 00005 00006 00007

Foto: João Senechal/ PMC