Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Encontro debate a formação de Cooperativa de Ovinocultores no município

O objetivo da reunião foi desenvolver programas que favoreçam e fomentem a atividade da criação de cordeiros

O encontro  contou com a presença do coordenador da Cooperativa Castrolanda,Tarcísio Bartmeyer.

O encontro contou com a presença do coordenador da Cooperativa Castrolanda,Tarcísio Bartmeyer.

Representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento se reuniram com 40 ovinocultores do município.

Representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento se reuniram com 40 ovinocultores do município.

O Programa de Incentivo a Ovinocultura e tosquia atingiu em 2016 aproximadamente 80 ovinocultores e 1.533 animais.

O Programa de Incentivo a Ovinocultura e tosquia atingiu em 2016 aproximadamente 80 ovinocultores e 1.533 animais.

Na noite da última terça-feira, 15, representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento se reuniram com 40 ovinocultores do município  para tratar sobre a criação de uma Cooperativa de Ovinocultores em Colombo.

O encontro, que contou com a presença do coordenador da Cooperativa Castrolanda,Tarcísio Bartmeyer – responsável pela parte de ovinocultura da Cidade de Castro – visa desenvolver programas que favoreçam e fomentem a atividade da criação de cordeiros.

De acordo com o secretário da pasta, Marcio Toniolo com a criação da cooperativa para os ovinocultores poderá melhorar e agregar renda de muitas famílias em toda área rural do município.

“Começamos com um programa de prestação de serviço de tosquias, e, nestes dois anos, percebemos o crescimento de mais de 300% da demanda. A partir desse número expressivo, iniciamos um segundo passo, a organização dos produtores em padronizar o rebanho”, disse Toniolo.

Desde 2015,  a tosquia em ovinos é subsidiada pela Prefeitura de Colombo, e durante todo este período, os técnicos da prefeitura observaram o potencial que o município apresenta para iniciar e permanecer na atividade. “Queremos viabilizar a capacitação ao ovinocultor e trabalhar em parceria com esta nova cooperativa, organizando e promovendo programas que favoreçam e fomente a criação destes animais. Podemos ainda auxiliar no transporte, além da concretização de uma sala de cortes ou mesmo um abatedouro”, disse o secretário.

O Programa de Incentivo a Ovinocultura e tosquia atingiu em 2016 aproximadamente 80 ovinocultores e 1.533 animais. “Para este ano, o programa visa à profissionalização, além de tratar sobre o mercado ovino, já que a carne de cordeiro vem ano a ano abrindo mercados e conquistando novos admiradores”, ressaltou Toniolo e a acrescentou. “A ovinocultura é ideal para o pequeno proprietário rural, vamos trazer técnicos e especialistas para formar no município um rebanho padrão. Garantindo um produto com qualidade e aptidão para atender todos os consumidores”.

 

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Foto: Marcio Fausto/ PMC