Em 60 dias o Centro do Empreendedor já atendeu 373 pessoas

Os atendimentos são rápidos e sem burocracia, tornando-se uma ótima oportunidade para os micros empreendedores se formalizarem

Em apenas 60 dias, o Centro do Empreendedor de Colombo prestou 373 atendimentos. O processo para formalizar uma empresa é simples, rápido e sem burocracia, o que tem chamado à atenção de várias pessoas na região que desejam se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e aproveitar as vantagens da formalização.

São vários os serviços disponíveis no Centro do Empreendedor, alguns deles mais simples como, orientações contábeis e auxilio para emitir nota fiscal eletrônica. Já outros, mais específicos como, abertura de CNPJ, alvará de funcionamento e certificado da condição de Microempreendedor Individual. As vantagens são muitas para quem deseja se formalizar, foi pensando nisso que o artista plástico, Carlos de Lira procurou o Centro do Empreendedor.

“Sempre tive muitas dúvidas e quando fiquei sabendo do Centro do Empreendedor em Colombo, me interessei e decidi buscar por mais informações. Gostei muito do atendimento, pois me explicaram quais seriam os procedimentos. Foi tudo muito rápido, fiquei satisfeito com o atendimento e me tornei um MEI em poucas horas”, conta Carlos de Lira, morador de Colombo, que trabalha há 35 anos com comunicação visual.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, a expectativa é dobrar o número de atendimento para os próximos meses. “Sabemos que ainda existem muitas pessoas com um sonho, mas com pouca informação sobre como se tornar um micro empreendedor, nosso trabalho tem sido desburocratizar e simplificar esse processo de abertura e regulamentação dessas empresas,” afirmou.

Vantagens do MEI
E as vantagens são muitas para aqueles que querem sair da informalidade e tornar-se uma pessoa jurídica e estar regularizado perante as Fazendas públicas, federal, estadual e municipal. Entre as principais estão: o direito ao CNPJ; abertura da empresa sem custos; acesso ao crédito; emissão de nota fiscal; isenção de todas as taxas referentes ao Alvará de Funcionamento; contratação de até um empregado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria; aposentadoria por idade; auxílio doença e maternidade; pensão por morte aos dependentes e o apoio técnico do SEBRAE na organização do negócio.

Requisitos para se formalizar como MEI
É necessário possuir um faturamento bruto de no máximo R$ 60.000 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, não possuir cadastro municipal de contribuinte e não receber benefício da Previdência Social.

Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Casamento, recibo do Imposto de Renda (caso faça a declaração), comprovantes de endereço autorizado da residência e do local onde será o estabelecimento e a inscrição imobiliária (número do IPTU) do local onde será o estabelecimento.

Centro do Empreendedor
Local: Rua José Leal Fontoura, 414, no Centro de Colombo,