Eleição para Conselheiros Tutelares de Colombo acontece dia 4 de outubro

Serão oferecidas cinco vagas para a gestão 2016 a 2020; o pleito definirá os próximos defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes em nosso município

Acontece no dia 4 de outubro, das 8h às 17h, a eleição para os Conselheiros Tutelares de Colombo. Estarão aptos a votarem todos os eleitores do município nos seguintes locais, sendo a Zona 49 – Rua XV de Novembro, 105, Centro, na Casa da Cultura; Zona 186 – Rua Dorval Ceccon, 664, Jardim Nossa Senhora de Fátima, no 2º piso do Park Shopping Colombo / Regional do Maracanã.

A secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza ressalta sobre a importância do momento para o município e faz um convite para que os moradores participem da votação. “Nós queremos profissionais que queiram lutar pelos direitos das nossas crianças, um profissional responsável, capaz, que tenha bom senso e comprometimento de exercer esse trabalho, é de suma importância à participação da população. Nós precisamos entender que a sociedade é responsável pela proteção e os cuidados com as crianças” explica a secretária.

A eleição será promovida pela Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Serão oferecidas cinco vagas para membros efetivos e os demais serão suplentes, pela ordem de eleição, permitida uma única recondução, por meio de novo processo de escolha. Os interessados em votar devem ser eleitores inscritos no município, mediante apresentação do título de eleitor e da carteira de identidade.

A eleição é um instrumento que selecionará por meio da votação popular, os defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, que exercem como atividade básica, zelar e fazer cumprir o direito da população infanto-juvenil.

“Mostra-se indispensável esta figura, pois, será ele, ou através dele, que a sociedade será ouvida nos casos que envolvem crianças e adolescentes. Serão os conselheiros que atenderão e aconselharão os pais ou responsáveis, podendo requisitar serviços públicos na área da saúde, educação, assistência social, entre outros”, explica a secretária da pasta.

O conselheiro também será responsável pelas demandas que serão encaminhadas aos destinatários como, por exemplo, se o fato comunicado constituir infração administrativa ou penal contra direitos da criança ou adolescente será cientificado o Ministério Público.

Em relação às políticas públicas, o Conselho Tutelar assessorará o poder executivo na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento direcionados a criança e ao adolescente. “Inicialmente também é sua competência afastar do convívio familiar o autor de alguma infração praticada junto aos seus entes, dentre tantas outras funções previamente estabelecida no estatuto”, destaca Maria.

Para facilitar a decisão da população, cada candidato terá um número. Segue a lista dos 18 concorrentes:

Nº do Candidato Nome dos Candidatos
1 Marlon Gouvêa
2 Maria Virgínia Marques Alberti (Vírgínia)
3 Miguel da Silva
4 Andressa Ribeiro da Silva (Aviário Zil)
5 Márcio Augusto de Lima
6 Solange Barboza Leite (Gaga)
7 Rafaela Letícia Straioto de Souza
8 Marina Alves Guimarães Pinto
9 Jeremias José Fontoura (Irmão Jeremias Fontoura)
10 Elisângela Franco Rios (Elisângela Rios)