É a época da colheita de morangos!

Nos meses de julho e agosto, foram distribuídas cerca de 90 mil mudas aos produtores, subsidiadas pela Prefeitura

Um dos grandes atrativos do município é a produção de morangos orgânicos, o que atrai muitos turistas – que vêm em busca do sabor e da qualidade do pseudofruto – oferecida pela agricultura familiar. Os morangos, além de saborosos, são grandes, chegando a pesar 60 gramas um único fruto, e rendem deliciosas receitas.

Uma das principais vantagens de consumir o produto orgânico, é a qualidade dos nutrientes que ele fornece ao funcionamento do organismo humano, além de possuir poucas calorias, cerca de 100 gramas de morango possui aproximadamente 40 calorias. Além de ser rico em vitaminas C e B5; fibras, cálcio, ferro. O consumo beneficia na prevenção e cura de infecções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestório.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo, explica que garantir a qualidade é o principal objetivo dos produtores. “Em todo o município, mais de 90% dos produtores utilizam o sistema orgânico de cultivo, o que garante muito mais qualidade no fruto oferecido ao visitante, com um sabor especial. Além disto, com a produção orgânica garante a sustentabilidade e a qualidade do solo no município, já que o uso de insumos orgânicos impede que este, os lençóis freáticos e as nascentes do município sejam contaminados”, explicou.

Programa de incentivo à produção de morango

Nos últimos meses de julho e agosto, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e abastecimento, realizou mais uma entrega de mudas frutíferas. Com o início da safra de morangos, foram distribuídas cerca de 90 mil mudas, para15 produtores.

O programa de incentivo à produção de morango no município tem como subsídio 50% do valor das mudas, e visa mudar o foco da produção a fim de que haja uma variação na produção para além de legumes e hortaliças, somente.

De acordo com o secretário da pasta Marcio Toniolo, os produtores não apenas aderiram à distribuição como também ficaram muito satisfeitos. “Todas as mudas que foram entregues, assim como os frutos produzidos por elas, são de alta qualidade. Desta forma, fazemos com que o mercado absorva os produtos e damos movimento à produção”. Ainda de acordo com o secretário, a estimativa é de que, a partir do próximo ano, com a inserção de morangos na merenda escolar, os produtores possam aumentar em 30% o plantio e, consequentemente, sua produção.

A ação funciona como um estímulo à fruticultura e a viticultura. Os agricultores que estiverem no Cadastro de Produção Rural podem participar das entregas.

Foto: Divulgação/ PMC