Durante o mês de agosto a saúde do homem estará em destaque

Ações preventivas e de incentivo à saúde da população masculina como testes e orientações serão realizadas

Agosto AzulNeste mês, comemoramos o Agosto Azul, onde a atenção à saúde é voltada aos homens. Orientar e prevenir são as principais finalidades da campanha, que traz como tema nesta quarta edição “Escolha cuidar de você: Quem cuida de si já fez a melhor de todas as escolhas”.

A iniciativa acontece em todo o Paraná, e pretende desenvolver atividades que incentivem e promovam cuidados à saúde do homem. Desde o inicio do mês, a campanha é desenvolvida em Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nos próximos dias serão realizados testes e orientações para os funcionários de empresa sediada no município.

Além disso, cartazes em relação à campanha foram colocados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e panfletos serão entregues para promover uma conscientização geral. Ações como aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura e também orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), já estão sendo desenvolvidas nas UBSs do município.

De acordo com o secretário da Saúde, Fernando Aguilera mesmo nos dias atuais com várias informações disponíveis, poucos homens estão preocupados com a saúde, por isso a intenção é reverter esse quadro, por meio de campanhas. “Com este trabalho queremos promover uma mudança cultural. Os homens devem procurar atendimento médico e verificar com mais frequência a sua condição de saúde, isso é necessário antes que doenças mais graves se manifestem,” afirmou.

Foto: Divulgação.