“Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social” é tema da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento contou com palestra, debates, apresentações culturais, referendamento dos conselheiros e a eleição dos delegados

Mesa de autoridades na 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

“Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” foi o tema da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 27, durante todo o dia, no Teatro Municipal Elizabeth Savalla, na Regional Maracanã.

“Esta cidade acolhedora, que se formou através das diversas gentes e culturas têm hoje as suas políticas públicas sociais voltadas para este todo, porque aqui a Assistência Social não é caridade, é política pública para fortalecer e empoderar o cidadão, tratando todos com respeito e responsabilidade sempre pensando na justiça social”, declarou a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

A programação da Conferência contou com a palestra da ex-Ministra, Marcia Lopes, debates, apresentações culturais e divisão de grupos para demonstração e votação de propostas. A ação promoveu ainda o referendamento dos conselheiros da nova gestão do Conselho Municipal para 2019/2021, e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Sobre a Conferência

A XIII Conferência Municipal da Assistência Social trata-se de um espaço de caráter deliberativo que oportuniza o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

Ela trouxe o debate coletivo que oportunizou a participação social mais representativa, assegurando momentos de discussão e avaliação das ações governamentais. Também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Para representar o município na 13ª Conferência Estadual da Assistência Social, que será realizada em Curitiba, nos dias 30 e 31 de outubro, foram eleitas: Governamental – Titular: Rosimeri Araújo e Suplente: Maria Helena de Oliveira Mendes. Trabalhador do Sistema Único de Assistência Social – Titular: Patrícia Correa e Suplente: Karina Bueno de Assis.

Também estavam presentes o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, os vereadores, Issa Paixão, Anderson Prego, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosimeri Araújo, a vice, Ester Persik, e o representante da secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Coronel Fortes.

Download:
Nova Gestão CMAS 2019-2021.pdf