Dieta nutricional natural reforça tratamento de pacientes em recuperação domiciliar

A dieta nutricional artesanal conta com a participação da família. Preparada em casa, com alimentos simples e compatível com o hábito alimentar do dia a dia da família

Dona Joana Marçaneiro, 72 anos está se recuperando de uma cirurgia e utiliza a dieta natural.

O morador do bairro Campo Pequeno, Valdir Vieira Figueiredo, 56 anos está entre os 225 pacientes assistidos pelo Programa Municipal de Dietas Especiais (PMDE). Há três meses Figueiredo foi diagnosticado com câncer na garganta. Desde então, se alimenta com a dieta natural mista por meio de uma sonda. E, há uma semana Figueiredo vem fazendo a introdução de alimentos líquidos e em pequenos pedaços. “A adaptação está sendo tranquila. As nutricionistas passam várias opções fáceis de fazer e me sinto mais próximo da família, me alimentando com os mesmo alimentos que eles consomem”.

Ação faz parte do Programa seguido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde – com base na Portaria nº 347 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o médico e Secretário de Saúde, Darci Martins Braga, a dieta natural proporcionar a nutrição necessária para o organismo de forma líquida administrada por meio de um tubo flexível (sonda). “Os nutrientes são iguais aos que você obteria pelo consumo de alimentos, e também são digeridos da mesma maneira. E contém tudo o que o paciente em casa precisa diariamente, incluindo carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas, minerais e água”, explica.

A dona Joana Marçaneiro, 72 anos está se recuperando de uma cirurgia.  Após a retirada de um tumor cerebral em julho deste ano – ela recebe a ajuda do esposo na preparação da dieta. “Há cinco meses venho me alimentando por meio de uma sonda. As nutricionistas ensinaram o meu esposo e ele faz direitinho. Recebo o acompanhamento e orientações e isso me deixa mais tranquila também. Estou me sentindo cada vez melhor e adaptada. Essa semana inclusive ele fez uma vitamina e foi muito fácil introduzir na sonda”, contou dona Joana, moradora do bairro Rio Verde.

Quando utilizar a dieta natural

De acordo com a nutricionista, doutora em Nutrição Clínica, Maria Eliana Shieferdecker, as sondas para alimentação devem ser utilizadas quando o paciente não pode ingerir sua dieta pela boca. Também são recomendadas quando não consegue atingir as necessidades nutricionais do organismo apenas com a alimentação via oral.

“Existem dois tipos de dieta: a natural e a industrial. Nos dois casos são os nutricionistas que avaliam a mais indicada para cada paciente”, explica a professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

A Dieta natural enteral é preparada com os alimentos usuais como verduras, legumes, leite, arroz, carne, frango, entre outros. “Cada paciente é orientado com detalhe s sobre a maneira de preparo, além da quantidade dos alimentos utilizados para que a dieta seja completa e equilibrada” ressaltou a nutricionista.

Já a dieta Industrializada está pronta para ser administrada. A forma pode ser pó ou liquida. “Também o profissional orienta os pacientes sobre a forma mais adequada para cada caso”, enfatizou Maria Eliana.

Periodicamente o Serviço de Nutrição realiza o acompanhamento nutricional destes pacientes, onde se determina a possibilidade do uso de dieta natural mista. O Programa foi reestruturado de acordo com o Caderno de Atenção Domiciliar e Cuidado em Terapia Nutricional do Ministério da Saúde de 2014

Reavaliação nutricional

Recentemente o Programa realizou uma reavaliação social e nutricional com os pacientes atendidos, onde se constatou que em alguns casos, que existe a possibilidade da substituição de uma dieta 100% industrializada pela dieta natural mista. “Esta dieta conta com a participação da família, preparada em casa, com alimentos simples, compatível com a rotina alimentar do dia a dia de qualquer família”, destacou a nutricionista e coordenadora do Programa Municipal de Dietas Especiais (PMDE), Ana Paula Kulig.

No dia 22 de outubro, aconteceu capacitação coletiva com famílias participantes do Programa, com intuito de esclarecer dúvidas em relação à preparação da dieta. Vale lembrar, que o Programa visa garantir a integridade da assistência nutricional, através de orientação e educação nutricional aos familiares ou cuidadores.

Sobre a dieta enteral

A nutrição enteral, de acordo com Portaria nº 347 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é definida como: “alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição química definida ou estimada, especialmente elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializadas ou não, utilizados exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas”.

Vale lembrar, que Prefeituras, como Piraquara e Curitiba também seguem protocolo similar, adaptado a partir do modelo seguido com sucesso na capital Belo Horizonte.

Foto: João Senechal/ PMC