Dia Nacional da Luta Antimanicomial será comemorado em Colombo

O evento promovido pela Prefeitura, no dia 16 de maio, visa conscientizar a população sobre a saúde mental

Para comemorar o Dia Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial, lembrado em 18 de maio – serão realizados debates e palestras, no dia 16 de maio – das 8h às 17h – no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.

O evento será promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e visa incentivar o diálogo sobre a saúde mental e sensibilizar familiares e a população sobre os direitos das pessoas com transtorno mental, buscando garantia da cidadania de usuários e familiares.

Na ocasião, participarão os usuários dos serviços dos CAPS (Transtorno mental – Álcool e Droga), familiares, além dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial; Assistência Social; Educação e Segurança.

“O dia remete à ideia de que todos têm direito à liberdade, além do direito de receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, ressalta o secretário da pasta, o médico Antoninho Barth.

Sobre a Luta Antimanicomial

O movimento da Luta Antimanicomial se distingue pelo seu caráter democrático, com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser. Além da transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.  E também se caracteriza por evidenciar os direitos das pessoas com sofrimento mental.

Data: 16 de maio

Horário: 8h às 17h

Local: Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva – R. Mal. Floriano Peixoto, 8771 – Centro.