Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é marcado com exames de prevenção

Como medida preventiva a Secretaria de Saúde realizou testagem rápida para hepatites B e C, no último final de semana

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou no último sábado, 27, a testagem rápida para hepatites B e C. A iniciativa aconteceu em alusão ao dia 28 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, instituída pelo Ministério da Saúde para incentivar ações de prevenção relacionadas às Hepatites Virais.

Entre homens e mulheres, com idade mínima de 16 anos, foram realizados 44 testes, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Centro de Especialidades Médicas (CEM). Em apenas 20 minutos os pacientes tinham acesso ao resultado. Desses, apenas um foi diagnosticado caso positivo de hepatite C, o qual será encaminhado para o laboratório.

De acordo com a enfermeira coordenadora do CTA, Marta Zengo, duas salas foram disponibilizadas para a coleta do material destinado aos exames e outra para o aconselhamento na entrega dos resultados. “Dependendo do resultado, encaminhamos o paciente para realizar o exame em laboratório. O resultado fica pronto em sete dias”, disse.

Resultado dos testes para hepatites B e C é conhecido em 20 minutos

Dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Colombo (SINAN 2013) foram notificados, em 2010, 101 casos de hepatites, em 2011, 116 casos, e em 2012, 117 casos.

Marta explica ainda que, as Hepatites B e C são doenças transmitidas por vírus e a contaminação acontece, principalmente, através de relações sexuais desprotegidas (sem camisinha), realização de procedimentos sem esterilização adequada (cirurgias, hemodiálise, tatuagens, perfurações na orelha, colocação de piercings), uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas ou outros equipamentos, acidentes perfurocortantes e de mãe para filho durante a gestação.

SERVIÇO:
Para quem não participou da campanha, pode agendar o teste rápido das Hepatites B e C, no horário das 8 às 17h, por meio do telefone 41-3606.0730 ou pessoalmente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua José Maria da Silva Paranhos, 513 – no Jardim Planalto.

Mais informações sobre o trabalho da Prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br;
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br