Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Dia Mundial da Saúde Mental é discutido em encontro

Assuntos relacionados à conscientização da população em relação aos transtornos mentais foram debatidos durante encontro

O evento reuniu os profissionais da rede de Saúde Mental.

O evento reuniu os profissionais da rede de Saúde Mental.

O Encontro Municipal de Saúde Mental teve como tema: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais” foi realizado na última terça-feira, 11. A ação, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado sempre no dia 10 de outubro, visa conscientizar a população em relação aos transtornos mentais.

O evento reuniu os profissionais da rede de Saúde Mental, no auditório da Regional do Maracanã. O Secretário de Saúde, Darci Martins Braga enfatizou que o município de Colombo busca garantir a assistência necessária a estes pacientes.

“Oferecemos aos pacientes atendimentos por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Transtorno Mental e do Centro de Atenção para Álcool e Drogas. Os serviços funcionam com uma equipe multiprofissional, ou seja, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e técnicos – que realizam ações terapêuticas que visam a reabilitação psicossocial como atendimentos individuais com os técnicos da saúde mental, acolhimentos especializados, consultas médicas, orientações e reuniões familiares, grupos terapêuticos, visitas domiciliares nos territórios e ações de emergências nos territórios de acordo com a demanda”, explica o secretário da pasta.

A ação, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental visa conscientizar a população em relação aos transtornos mentais.Durante o evento foi ministrada uma palestra pelo médico, psiquiatra, mestre e doutor em Saúde Coletiva, Deivisson Vianna Dantas dos Santos. Logo após, houve uma apresentação musical – com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS e do CAPS II. Além de oficinas gratuitas que serão abertas aos participantes.

A população estimada de Colombo é 234.941 habitantes, considerando os índices de prevalência adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 28.192 pessoas sofrem com transtornos mentais e 14.096 pessoas possuem problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, totalizando uma população aproximada de 42.288 pessoas que necessitam de cuidados mentais em algum momento da sua vida.

“É preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais, por isso, a importância desta data. Que este momento de reflexão não fique restrito a este dia”, afirma o secretário de Saúde e médico, Darci Martins Braga.

Já no dia 13, será realizado um passeio no Parque Municipal da Uva envolvendo os pacientes e familiares, onde ocorrerão atividades de lazer e um piquenique. Estavam presentes durante o encontro os Secretários de Saúde, Darci Martins Braga, de Assistência Social, Maria da Silva Souza e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilton do Rim.

Encontro Municipal de Saúde Mental teve como tema: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais”.

Encontro Municipal de Saúde Mental teve como tema: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais”.

Serviço:

Os Centros de Atenção Psicossocial estão localizados nos seguintes endereços:

Caps Transtorno Mental – Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno.

Telefone: 3606-2911

Caps Álcool e Drogas – Rua São Francisco Xavier, 269 – Jardim Fátima Tel: 3663-5742

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC