Dia da mulher é celebrado com diversas ações no município

As mulheres puderam participar de orientações e testes rápidos, além de serviços gratuitos como corte de cabelo e massagem

A prefeita Beti Pavin que marcou presença no evento, parabenizou todas as mulheres e destacou a importância da saúde da mulher.

Na última quinta-feira, 08, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Saúde promoveu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher uma programação especial voltada à conscientização do público feminino para os cuidados com a saúde.

Na ocasião, cerca de 600 pessoas – entre população e estudantes – tiveram acesso aos serviços gratuitos no Ginásio Colégio Antônio Lacerda Braga, no bairro Alto Maracanã. Os presentes participaram de orientações de prevenção de Câncer de Mama e de Colo de Útero. Foram realizados 17 testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV- (CTA), 135 aferições de pressão arterial e 135 testes de Glicemia Capilar.

A prefeita Beti Pavin que marcou presença no evento, parabenizou todas as mulheres e destacou a importância da saúde da mulher. “É uma data em que temos muito a comemorar, já que as mulheres estão presentes nos mais diversos setores como líderes e representantes. Mas, também é uma data de muita reflexão, pois ainda temos muito no que avançar em relação a igualdade e ao respeito. Além de frisar a importância dos cuidados com a saúde”, disse.

Além disso, a programação contou com a distribuição de preservativos, orientações em Planejamento Familiar; Direitos sobre Violência Contra Mulher; e 70 procedimentos de Auricoloterapia – uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo.

“Quero parabenizar a todas mulheres colombenses e destacar que estamos evoluindo e reformulando nossos serviços para garantir a todas, acesso a saúde de forma segura e com qualidade”, enfatizou o Secretário de Saúde, Dr. Antôninho Barth.

Entre os serviços gratuitos realizados foram 12 cortes de cabelos, designer sobrancelhas e 100 massagens – por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC).

Foto: Marcio Fausto/ PMC