“Dia D” da Campanha Outubro Rosa promove exames de prevenção de câncer

No último sábado, 3, todas as unidades de saúde do município estiveram abertas, para atender as mulheres; durante a ação foram realizados cerca de 520 exames

No último sábado, 3, todas as unidades de saúde do município estiveram abertas

O lançamento do “Dia D” da Campanha Outubro Rosa 2015 aconteceu no último sábado, 3. E nas Unidades de Saúde do município foi grande a procura por exames de prevenção de câncer. De acordo com os dados da secretaria de Saúde, neste sábado, foram coletados 520 exames de Papanicolau, representando mais da metade da média mensal, chegando a 57%. Lembrando que ao mês são realizados cerca de 900 exames. A ação acontecerá durante todo mês de outubro.

“E necessário que a mulher conheça o próprio corpo, fazer o autoexame não substitui o médico, mas ajuda bastante, e, se perceber alguma alteração procure imediatamente uma unidade de saúde”, destaca a prefeita Beti Pavin.

Durante o evento, todas as unidades estiveram abertas, das 8h e 17h, para atender as mulheres. Além de promover atividades voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. “Palestras e entrega de materiais em diversas empresas de Colombo também faz parte da ação”, ressalta o secretário de Saúde, Fernando Aguilera. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde.

A estudante, Monique Rodrigues, 19 anos participou do evento e aprovou a ideia. “Durante a semana eu estudo e trabalho, o que dificulta a ida a uma unidade de saúde. E quando fiquei sabendo que a unidade abriria para a campanha, não perdi a oportunidade. Acredito que muitas outras mulheres também gostaram da ação”.

Entre os principais objetivos da campanha estão: à conscientização quanto à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, o município possui, aproximadamente, 16 mil mulheres com idade para realizar a mamografia e 19 mil mulheres para fazer o exame de preventivo de câncer de colo de útero.

“A nossa intenção durante todo o mês é atender o maior número de mulheres e ultrapassar a meta de exames realizados em 2014, e diagnosticar o câncer de mama e de colo de útero precocemente”, enfatiza o secretário da pasta.

Fotos: Marcio fausto/ PMC