Dia D Contra a Dengue acontece nesta sexta-feira, 8

Ação visa conscientizar a população em relação à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, também transmissor da febre chikungunya e do zika virus

dengueAcontece nesta sexta-feira, 8, das 9h às 16h, o Dia de Ação Contra a Dengue, em Colombo. E para marcar a data, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde realizará uma grande mobilização para combater a proliferação do mosquito – em seis pontos estratégicos do município e nas 24 Unidades de Saúde.

Os Agentes de Controle de Endemias estarão nos Terminais Guaraituba e Maracanã, na Regional Osasco, nos sinaleiros das regiões do Maracanã e Guaraituba, em frente ao Park Shopping Maracanã e nas UBS para levar informações à população.

A ação busca chamar a atenção para a importância do controle do Aedes aegypti que não se limita apenas à dengue. O mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e do zika vírus.

“É importante explicar para a população quais são os sintomas e o que deve ser feito para evitar a doença. Durante a campanha estamos entregando panfletos com informações e instruções. Também estamos orientando os moradores para entrem em contato com os agentes de saúde ou se deslocarem até as Unidades Básicas de Saúde para atendimento caso haja suspeita da doença. Lembrando que as equipes estão preparadas para atender a todos”, disse a prefeita, Beti Pavin.

Atualmente o setor de controle vetorial do município conta com um contingente de 28 profissionais Agentes de Controle de Endemias destinados exclusivamente para a realização de atividades diretamente relacionadas com ações contra as doenças dengue, chikungunya e zika. “Além disso, executam também ações integradas de controle vetorial em conjunto com os aproximadamente 250 Agentes Comunitários de Saúde de Colombo”, disse o o Secretário de Saúde, Darci Martis Braga.

A população pode também fazer sua parte: limpar e tirar a água de possíveis locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos, vasos sanitários desinstalados, entre outros.

Além de manter calhas, ralos, caixas d’água devidamente limpos e vedadas. É possível também entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente via telefone 3656-4849, solicitando informações quanto os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.

Dia D contra a Dengue

Data: 08 de dezembro – sexta-feira

Horário: Das 9h ao 16h

Local: 24 Unidades de Saúde – Terminais Guaraituba e Maracanã – Regional Osasco – sinaleiros das regiões dos bairros Maracanã e Guaraituba – em frente ao Park Shopping Maracanã.