Desenvolvimento econômico e regional é discutido por gestores em Colombo

O evento contou com a presença de autoridades do município e entidades públicas para o lançamento do plano de elaboração econômico do município

Durante o encontro, discutiu-se a dinâmica do planejamento de desenvolvimento econômico do município.

A Prefeita de Colombo Beti Pavin se reuniu na tarde dessa quarta-feira, 12, na Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho para discutir a dinâmica do planejamento de desenvolvimento econômico do município. Na ocasião, a chefe do executivo estava acompanhada do secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa e dos representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Pro-Metrópole, Instituto Federal e Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo (ACIC).

A iniciativa visa elaborar meios para atrair e desenvolver negócios de alto valor agregado e lançar o plano de elaboração de desenvolvimento econômico e territorial da região de Colombo, com a apresentação de dados socioeconômicos, comparando o município com as demais regiões.

Com uma população de 239.320 habitantes e área de 197,8 km², Colombo é considerada a maior colônia italiana do Paraná, segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista (IBGE) e para a Prefeita Beti Pavin “é uma cidade que tem grandes chances de se desenvolver cada vez mais, em vários fatores, principalmente no econômico”, disse.

Durante o encontro, foram apresentados dados socioeconômicos do município, retirados do IBGE, como, por exemplo, o Produto Interno Bruto  PIB de Colombo que chega a R$ 4,4 bilhões, as atividades econômicas e o nível de riqueza da região; informações sobre população e área territorial; número de empregos formais e estabelecimentos; segurança; saúde, entre outros.

O secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa, esclarece como está o andamento do projeto de desenvolvimento econômico no município. “Fizemos a validação e o encaminhamento dos dados apresentados pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e Planejamento, Orçamento e Gestão – juntamente com o Pró-Metrópole e a FIEP, para que possamos dar continuidade as próximas etapas desse trabalho importante para o desenvolvimento econômico da cidade”, concluiu.

A Prefeita Beti Pavin, ressalta que o município de Colombo possui uma grande capacidade de crescimento econômico. “Há tempo de fazermos esse trabalho e é importante a participação da sociedade e de entidades, como a FIEP, SESI e SENAI para ampliarmos o máximo que pudermos esse projeto no município, para que isso efetivamente funcione e que evolua cada vez mais”, declarou.

O Coordenador de Relações Institucionais do Pró-Metrópole, Alexandre Schlegel, enfatizou que Colombo está entre os primeiros municípios, que inicia esse trabalho. “Será um referencial para toda a região metropolitana”, disse Schlegel.

Vale lembrar que Colombo faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em vários eixos dentro do desenvolvimento econômico e territorial do município.

IMG_8180 IMG_8150 IMG_8153

Foto: Divulgação/PMC