Departamento de Cultura – ACERVO HISTÓRICO

Você sabia que Colombo já foi habitada por índios? Os índios que na cidade habitavam eram os TÍNGUIS, grupo da família Guarani. O nome de Colombo era BUTIATUMIRIM, que na língua Guarani significa “Terra de Pequenos Cocos”. Esses indígenas fabricavam artefatos de pedra. Muitos desses objetos foram encontrados pelos agricultores ao trabalharem na terra e estão guardados em casas, paióis e garagens.

O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de Abril e a Prefeitura de Colombo está realizando uma campanha para recolher doações desses objetos para formar um acervo dedicado a cultura indígena que existiu no Município. Para isso, conta a sua colaboração. Converse com seus familiares, vizinhos e comunidade. Você pode trazer o objeto e entregá-lo diretamente no Museu Municipal, no Departamento de Cultura ou nas Bibliotecas Públicas da Sede ou do Maracanã.

Museu: 3656.6612
Departamento de Cultura: 3656.8041 / 3656.8054