Crianças comemoram o Dia do Circo

Participaram das atividades as turmas de berçário ao pré I, totalizando 140 crianças do CMEI Raio de Sol

Encerramento da semana de atividades referente ao Dia do Circo no CMEI Raio de Sol.

O show ficou por conta das crianças e do palhaço, mágico Pipoca.

O Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, localizado no Jardim Belo Rincão, encerrou no dia 1º de abril, a semana de atividades referente ao Dia do Circo, comemorado em 27 de março. O dia é destinado àquele que é sinônimo de alegria. A ação foi promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Educação.

Para a Diretora do CMEI Raio de Sol, Magdala dos Anjos Reis através do brincar de circo, a criança desenvolve as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia e a criatividade, avançando no seu processo de construção de significados. “Pensamos em trazer um palhaço para se apresentar, pois pouco a pouco, os palhaços – junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão e os videogames. A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco – Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos”, destacou a diretora.

Pensando nisso, o show ficou por conta das crianças e do palhaço, mágico Pipoca, que foram os artistas principais. Durante o evento, participaram as turmas de berçário ao pré I, totalizando 140 crianças. Desta forma o CMEI Raio de Sol realizou atividades que retratavam a trajetória circense, num espetáculo que garantiu aos mesmos a transformação do conhecimento social em conhecimento sistematizado.

Para o Coordenador-Geral da Educação Infantil, Paulo Itelvani, os eventos de culminância realizados pelos CMEIs apresentam oportunidades de trocas de experiências entre a comunidade escolar, assim como proporcionam as crianças o conhecimento mais amplo e concreto do que foi trabalho, permitindo-os articular os saberes de forma lúdica e mensurando o que foi apresentado ao longo de seu desenvolvimento didático.

“Por meio da cultura de respeito às tradições circenses, foi repassado às crianças as principais características do Circo e sua influência na vida de todos. Durante o dia foi proporcionado um ambiente favorável para que as crianças desenvolvessem, participassem e se tornassem protagonista de um processo continuo de aprendizagem por meio do lúdico, da magia, do encantamento, utilizando-se de diferentes linguagens: corporal, musical, plástica e oral, respeitando as individualidades, as potencialidades e as diferenças de cada criança”, destacou Itelvani.

Vale lembrar que a ação aconteceu devido à participação e o envolvimento dos funcionários do CMEI Raio de Sol, com a colaboração dos pais. A Diretora Magdala dos Anjos Reis, juntamente com o Apoio Pedagógico Ângela Reis de Oliveira agradeceu a todos os envolvidos. “Foi gratificante ver a alegria das crianças, esperamos ter ajudado a desenvolver nelas o gosto pela diversidade considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia relacionando-se com outros seres e com o ambiente em que vive”, ressaltou a diretora.

Foto: João Senechal/ PMC