Construção da nova UPA e UBS no Osasco estão em fase de conclusão

Atendimento da UPA irá cobrir uma área populacional de mais de 80 mil habitantes; UBS terá abrangência para uma região de 15 mil pessoas

Reforma da Maternidade Alto Maracanã está com mais de 60% dos serviços executados

Nova Unidade de Saúde do Osasco trará mais conforto e atendimento de qualidade para a população da região

Atendimentos de urgência e emergência serão realizados na nova UPA do Osasco

Em Colombo, 2017 começou com obras em andamento. Destaque e prioridade são as palavras determinadas pela Prefeita Beti Pavin, já no primeiro dia de mandato, para atender os setores mais utilizados pela maioria da população. Na saúde, as ações de construção para ampliar os atendimentos básicos e de urgência e emergência passam pela construção de uma UPA no Osasco e também de uma Unidade Básica de Saúde, na mesma região.

Para isso, está em fase de conclusão a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Osasco, faltando apenas as obras do entorno, reforço de rede da Copel e da rede de gases medicinais. Além disso, está em tramite o processo para a aquisição de móveis e equipamentos. O valor de investimento foi em torno de R$ 1.300 milhão para uma área de aproximadamente mil metros.

Localizada na Rua Santo Paschoal Franceschi esquina com a Luis Gulin, a UPA Osasco atenderá a demanda dos bairros São Gabriel, Roça Grande, Osasco, sede e a área rural de Colombo – uma região que abrange aproximadamente 80 mil habitantes.

Com a nova infraestrutura os servidores terão um espaço apropriado para descanso, além de refeitório para os funcionários e copa de distribuição. Já o ambiente externo foi planejado para conter áreas exclusivas de embarque e desembarque de ambulância e para carga e descarga e funerárias.

As obras contemplam laboratório de processamento, sala de observação coletiva, de classificação de risco, de inalação coletiva, de aplicação de medicamentos e reidratação, coleta de material e atendimento social. Além de quarto individual de curta duração, posto de enfermagem (sala de observação) e sala de urgência e emergência.

“Vamos incluir serviços importantes na nossa unidade, como por exemplo, salas de exames radiológicos, sala de arquivos de chapa, sala de gesso, sala de eletrocardiograma, sala de sutura, higienização e sala de guarda temporária de cadáveres”, destaca o secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

UBS Osasco

Além da nova UPA, está também em fase final de obra a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Osasco. Com sua parte física quase concluída, a obra aguarda o reforço de rede por parte da Copel, o término da entrada, calçamento na frente e entornos, além do tramite do processo para a aquisição de móveis e equipamentos.

Localizada na Rua Prefeito Pio Alberti, a nova UBS Osasco teve o investimento de aproximadamente R$ 1,176 milhão numa área construída de 752,23 metros quadrados e irá cobrir uma área populacional de mais de 15 mil pessoas.

Maternidade Alto Maracanã

A reforma realizada no Hospital Maternidade Alto Maracanã está 60% concluída, aguardando a adequação do projeto para atender solicitação do Corpo de Bombeiros. O valor do investimento é de mais de R$ 91 mil – incluindo toda a limpeza das paredes e a pintura externa do local.

Além disso, a reforma abrange a colocação de guarda corpo, grades, duas escadas de incêndio e corrimãos nas rampas na parte externa e interna da maternidade. “É nesta maternidade que nascem as nossas crianças, que são o futuro do município, e por isso, temos a obrigação de oferecer um serviço de qualidade, o qual não medimos esforços para garantir todo suporte necessário para as mamães e seus bebês”, afirmou a prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Composto por 40 leitos onde são realizados atendimentos obstétricos, o contrato firmado por meio da Secretária da Saúde visa garantir o acesso dos usuários do sistema municipal em conjunto com as Unidades Ambulatoriais mantidas pelo município.

Fotos: João Senechal e Marcio Fausto/PMC