Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Conferência Municipal das Cidades acontece em Colombo

Evento debateu a função social da cidade e delegados foram eleitos para representar o município na Conferência Estadual

Prefeita Beti Pavin, presidente de honra da Conferência destaca a importância do evento para o desenvolvimento do município

Prefeita Beti Pavin, presidente de honra da Conferência destaca a importância do evento para o desenvolvimento do município

A 6a Conferência Municipal contou com a presença de representantes dos diversos setores da sociedade

A 6a Conferência Municipal contou com a presença de representantes dos diversos setores da sociedade

Delegados eleitos irão representar Colombo na Conferência Estadual das Cidades

Delegados eleitos irão representar Colombo na Conferência Estadual das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, foi que a Prefeitura de Colombo realizou no dia 03 de junho, a 6ª Conferência Municipal das Cidades, no Auditório da Regional Maracanã. Na ocasião também foram eleitos os delegados que representarão o município em âmbito estadual e ainda os conselheiros do Conselho Municipal da Cidade em conformidade com a Lei 1412/2016.

“As conferências são mecanismos importantes e decisivos para apoiar o poder público nas definições das políticas que venham de encontro as principais necessidades e anseios da população. É pensar na cidade, os seus rumos, o planejamento, o trabalho em prol da qualidade de vida de todos”, destacou a prefeita Beti Pavin presidente de honra da 6ª Conferência.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin, coordenadora da Conferência, a principal finalidade do encontro foi de avançar na construção da Política Urbana Municipal e indicar prioridades de atuação da Prefeitura de Colombo nesta questão. “Todos aqui, seja neste momento ou em outras ocasiões temos a missão de defender o interesse público para que Colombo tenha um crescimento harmônico”, afirmou Tânia.

Ainda no período da manhã, a 6ª Conferência contou com duas palestras, uma delas ministrada pela pós-doutora e professora da Universidade Positivo, Jussara Maria Silva que falou sobre o espaço urbano e planejamento urbano e a palestra da mestre e assessora Urbanista do Ministério Público do Paraná, Laura Esmanhoto Bertol que destacou temas como moradia, ocupações e planejamento urbano.

Os grupos de debate se formaram a tarde e duas frentes de discussões elaboraram 11 propostas que serão transformadas pela comissão organizadora da Conferência em duas grandes propostas que será encaminhada a conferência estadual. Posteriormente, seguindo o regimento do evento foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Participaram da mesa de autoridades a prefeita Beti Pavin, o vice-prefeito, Ademir Goulart, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin, o vice-presidente da Câmara, vereador Gilgera e o representante do Conselho Estadual das Cidades e Comissão Preparatória da 6ª Conferência Estadual das Cidades, Luiz de Mauro.

Também estavam presentes os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cezar Bittencourt; de Meio Ambiente, Evandro Busato; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; de Comunicação Social, Amauri Cesar Cardozo; de Governo, Luiz Gilberto Pavin; o presidente da autarquia Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro; o diretor da Regional Maracanã, João Dalprá; o representante da Comec, Carlos Alberto da Costa Macedo; o representante da Sanepar, Aldemair Brito; os vereadores José Renato Strapasson (Pelé), Sergio Pinheiro, José Aparecido Gotardo (Ratinho), Maria Michele Mocelin, Anderson Ferreira da Silva (Prego) e Helio Feitosa Lima.

Ainda fizeram parte desta 6ª Conferência os membros da Comissão Organizadora do evento, representantes de ONGs, servidores municipais e a população em geral.

Delegados eleitos:

Tânia Mara Tosin – Executivo

Cezar Bittencourt – Executivo

Antonio Ricardo Milgioransa – Executivo

Evandro Busato – Executivo

Nilva Volpi – Executivo

Dinah Hastri – Executivo

Maristela Guimarães – Executivo

Douglas Viero – Executivo

André Feliciano – Executivo

Carla Orosmos – Executivo

Fabio Schueler Pinto – Executivo

Marisa Valério – Executivo

Helio Feitosa – Legislativo

Alerino Adrião – Associação Guaraituba

Maria Aparecida Ancelmo – Associação Parque Embu

Alaor Ferreira – Associação Parque Embu

Alessandro Ferreira – Associação Parque Embu

Gilmara Aparecida de Lima – Associação Monte Castelo

Josmar Amaral – Associação Monte Castelo

Jose Leite – APEDEC

Patrícia Gimenes Ramos – Ong Cedea

Suplentes: José Francisco da Silva e José Pereira da Silva (Ong Cedea)

 

Conselho Eleito:

Titulares:

Gilmara Aparecida de Lima – Associação Monte Castelo

Maria Aparecida Ancelmo – Associação Parque Embu

Suplentes:

Alerino Adrião – Associação Guaraituba

Alessandro Ferreira – Associação Parque Embu

Ongs:

Titulares:

José Leite – Apedec

Suplente:

José Pereira da Silva – Cedea

Valmir Soares da Silva – Entidade Profissional/Acadêmica

Aldemair Brito – Entidade Empresarial

 

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC