CONCURSO DA RAINHA DA UVA 2014 – 51ª Festa da Uva de Colombo

WebMaster 17 de outubro de 2013

51ª Festa da Uva de Colombo
COLOMBO – PARANÁ

CONCURSO DA RAINHA DA UVA 2014
14 de dezembro de 2014

Do objetivo

O Concurso Rainha da Uva é um dos eventos mais tradicionais no município. A Festa da Uva é o maior evento da tradição italiana no Paraná. Nos últimos anos, o concurso não teve a merecida atenção por parte dos organizadores da Festa. A proposta é que neste ano, seja resgatada a tradição do Baile da Uva com a Eleição da Rainha e Princesas da 51ª Festa da Uva.

Da realização

A responsabilidade da organização do Concurso será de uma equipe especialmente designada e aprovada pela Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva de Colombo.
O Baile será realizado no dia 14 de Dezembro de 2013 tendo como responsáveis a Comissão Organizadora da Festa e terá como local as dependências da Associação Banestado. O concurso terá início às 21 horas e terá três etapas.
I – Desfile Coletivo em Traje Típico (Coreografia)
II – Desfile Individual em Traje Típico
III – Desfile Coletivo em Traje Social
IV – Desfile individual e Entrevista

Poderão ser inscritas no Concurso quantas concorrentes desejarem. No entanto, a organização poderá, em havendo número superior a 15 candidatas, realizar uma eliminatória em data anterior à semana do concurso, com objetivo de chegar às finalistas que participarão do Baile.

O Concurso será regido por regulamento próprio que será de conhecimento de todas as concorrentes.

Apresentações Culturais

O resgate da tradição também será marcado no evento com a apresentação de um Grupo Folclórico convidado pela organização para apresentação na abertura do evento e nos intervalos entre os desfiles.
Ao final, após o anúncio do resultado, a festa tem continuidade com a apresentação de uma Banda que animará o Baile da Uva.

Equipe para organização do Concurso Rainha da Uva:

01 – Representante da Assessoria de Comunicação
Osni Mendes
01 – Representante do Departamento de Cultura
Rosemari Barcik
03 – Representantes da Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva
Amauri Cesar Cardozo
Antonio Ricardo Milgioransa
Giovane Moreira
01 – Ex-Rainha
Viviane Cipriani
01 – Coreógrafas
Elisa Mara Castelhani
Andreia Strapasson

A equipe se responsabilizará pela organização do desfile, promovendo os ensaios dos desfiles, das coreografias e decidindo os casos omissos no regulamento do concurso.

REGULAMENTO – Clique aqui

51ª Festa da Uva de Colombo | Concurso Rainha da Uva 2014

REGULAMENTO

I - Dos Objetivos

Artigo 1º – O Concurso Rainha da Uva 2013 tem como objetivo principal eleger a Rainha, 1ª e 2ª Princesas da 50ª Festa da Uva e do Vinho, do Município de Colombo – Paraná. O desfile para a escolha será no dia 14 de Dezembro de 2013 com início às 21 horas, no Salão de Eventos do Instituto Federal do Paraná – Antiga Associação Banestado. Situado na Rua Antônio Chemin, número 28 Bairro Roça Grande – Colombo.

Artigo 2º – As eleitas terão a responsabilidade de: embelezar, recepcionar convidados e divulgar a Festa, que busca valorizar os produtores rurais, os comerciantes e a cultura da colônia italiana sediada em Colombo, oportunizando a divulgação de seus produtos e suas potencialidades, através da gastronomia, dança, música, e do artesanato.

II - Da Organização

Artigo 3º – A organização do Concurso da Rainha da Uva 2013 fica sob a responsabilidade de uma comissão especialmente nomeada composta por membros da Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva de Colombo, representantes da Assessoria de Imprensa e do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo além de pessoas convidadas.

III – Das Candidatas

Artigo 4º – Poderão participar do concurso, as candidatas que atendam os seguintes requisitos:

-         Idade a partir de 18 (dezoito) anos completos até 01 de Janeiro de 2013

-         Cursando ou com Ensino médio completo;

-         Solteiras e sem filhos;

-         Moradora do município de Colombo a mais de 05 anos comprovadamente;

-         Com conhecimentos gerais sobre o município, sua história, sua cultura e costumes.

-         Que não receberam o titulo de Rainha em nenhuma edição da Festa da Uva;

Parágrafo único – É vetada a participação de mães, gestantes ou que vivam em situação conjugal de qualquer espécie.

IV – Das Inscrições

Artigo 5º – As inscrições poderão ser realizadas até as 17 horas do dia 29 de Novembro de 2013, pessoalmente no Departamento de Cultura (Rua XV de Novembro, 105 – Centro – Telefone: 3656-8041 ou 3656-8054), ou na Biblioteca do Maracanã (Rua Dorval Ceccon, 664, Alto-Maracanã – Telefone: 3666-3464).

Artigo 6º – Todas as inscrições serão validadas somente após o conhecimento e concordância do regulamento, bem como a assinatura da candidata e ou responsável.

Artigo 7º – A candidata no ato da inscrição deverá assinar o Termo de Cessão de Imagem sem Ônus, autorizando a Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva de Colombo a fazer uso de seu nome, imagem e áudio na divulgação da Festa e dos eventos preparatórios.

Artigo 8º – Havendo número superior a 15 candidatas, a Comissão Organizadora poderá realizar uma eliminatória no dia 05 de Dezembro, às 19 horas nas dependências do Auditório da Regional Maracanã, com objetivo de chegar às finalistas que participarão do Baile.

V – Da Participação

Artigo 9º  – As atividades que anteciparão o desfile compreendem em:

-         Visita ao Circuito Italiano de Turismo Rural,

-         Visita técnica às propriedades que cultivam a uva e produzem o vinho,

-         Gravação de DVD,

-         Sessão de fotografias.

Parágrafo único  – Todas as candidatas participantes da etapa final do concurso deverão participar obrigatoriamente dos ensaios preparatórios para o desfile, que acontecerão na semana que antecederá a escolha.

Artigo 10º – Todas as candidatas deverão obrigatoriamente enviar à Comissão Organizadora 03 (Três) fotos digitais com resolução superior a 200 kb para o e-mail rainhadauva@colombo.pr.gov.br, no máximo até dois dias após a inscrição, sob pena de invalidar sua inscrição.  As fotos serão utilizadas durante o desfile em material de apresentação a ser entregue aos jurados.

Artigo 11º – A Rainha e as Princesas se comprometem a comparecer às entrevistas nos meios de comunicação e aos compromissos solicitados pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Artigo 12º – A Rainha e as Princesas se comprometem a participar todos os dias da 51ª Festa da Uva e da Festa do Vinho, recepcionando, e orientando as autoridades, imprensa, convidados e visitantes. Se comprometem ainda a divulgar os aspectos culturais do Município e fornecer dados sobre a festa.

VI – Do Julgamento

Artigo 13º – O Corpo de Jurados será composto por profissionais ligados aos meios de comunicação, moda, beleza ou ao meio publicitário e não poderão estar envolvidos na organização do evento, ou residir na cidade de Colombo.

Artigo 14º – A Prefeita Municipal, participará da mesa julgadora como Convidada Especial e não terá direito a voto, sendo sua missão primordial, receber os convidados na mesa julgadora.

Artigo 15º – Na noite do desfile, as concorrentes receberão notas em Beleza, Desenvoltura na Passarela e Comunicação, sendo de 05 a 10 em cada um dos quesitos avaliados. (Ex. Se a candidata somar dez pontos em cada quesito, ao final do desfile, seu total de pontos naquele jurado, será igual a 30 pontos, que somados às notas de todos os jurados, dará sua nota final). 

Parágrafo primeiro – Em caso de empate no número de pontos entre as candidatas, será usada a somatória dos quesitos dentro da ordem como critério de desempate: Comunicação, Beleza e Desenvoltura na Passarela. Caso permaneça o empate após analisados os três critérios, a decisão será da mesa julgadora através de votação simples entre as candidatas que obtiveram o mesmo número de pontos.

Parágrafo segundo – A Miss Simpatia do Concurso da Rainha da Festa da Uva de 2014 é conhecida através da eleição entre as próprias concorrentes no dia do desfile. A eleita receberá a uma faixa, porém estará isenta das atividades de divulgação, caso não seja uma das três mais votadas.

Artigo 16º – Casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva de Colombo.

 DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO – Ficha inscrição do Concurso Rainha 2014.doc