Colombo terá um dos maiores parques da RMC

O Parque Linear do Palmital contará com uma área de 3,5 km de extensão, incluindo pista de caminhada, ciclismo, skate, playground, entre outros

Ao total, serão investidos cerca de R$ 4.999.931,48, em uma área de 3,5 quilômetros de extensão – entre a Estrada da Ribeira até a BR-116.

Um novo espaço de lazer e esporte para as famílias. É com esse intuito que aconteceu na noite da última terça-feira, 18, no Teatro da Regional Maracanã a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Parque Linear do Palmital. A obra é uma realização da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras e Viação.

Ao total, serão investidos cerca de R$ 4.999.931,48, em uma área de 3,5 quilômetros de extensão – entre a Estrada da Ribeira até a BR-116, abrangendo os bairros Guaraituba, Vila Liberdade, Parque dos Lagos, Eucaliptos, Vila Guarani, Santa Terezinha e Planalto.

A prefeita Beti Pavin esteve presente na solenidade e destacou a importância do projeto para a cidade. “O parque é um sonho antigo e estou muito feliz com essa realização. Queremos ver o melhor para nossa cidade, proporcionando locais para vivenciá-la da melhor forma. Lembrando que Colombo em seus 130 anos possuía apenas um parque, na Sede. Agora, vamos iniciar a construção do maior parque em extensão do município e um dos maiores da Região Metropolitana, na localidade do Guaraituba e Maracanã”, disse.

O projeto inclui a implantação de ciclovia, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, arborização, pista de skate, quadra de vôlei e futebol, playground e passarela de ligação aos pontos do Parque. O prazo de conclusão das obras é para os próximos 15 meses.

“O Parque Linear do Palmital é uma conquista de toda a população. Foi uma união de esforços entre Prefeitura, Câmara Municipal e Ministério Público para que esse momento acontecesse. Esperamos que nossas crianças, jovens e idosos possam usufruir desse ambiente que terá uma estrutura adequada e de qualidade”, frisou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.

Além de ser um espaço pensado no lazer, o Parque terá um papel importante ao meio ambiente, pois o local se trata também de uma Área de Preservação Permanente (APP) ou seja, uma área protegida por lei. “Todo o entorno do rio será revitalizado, pensando na preservação ambiental, limpeza do rio e esgotamento sanitário, o que contribuirá também para solucionar os pontos de enchentes”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Vale lembrar que a inclusão da obra foi feita a partir da proposição da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei do Executivo nº 3/2016, que inseriu o projeto no Plano Plurianual – 2014 a 2017 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei do Executivo nº4/2016, que garantiu o valor de aproximadamente R$ 5 milhões para a obra no orçamento do próximo ano, ambas criadas pela Comissão de Economia Finanças e Orçamento do Legislativo.

Presenças

Estiveram presentes na ordem de serviço, o assessor do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, Ronald Oliveira; o Promotor de Justiça do Estado do Paraná, Cássio Honorato; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vagner Brandão; os vereadores Marquinho Berlesi, Edson Baggio, Issa, Anderson Prego, Ângelo Betinardi, Gilgera, Élcio do Aviário, Eurico Dino, Jerçon Reis Santana, Pelé, Marquinhos do Monte, Sidnei Campos, Thiago de Jesus e Vardão.

Participaram também o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza; o secretário de Comunicação Social Waldirlei Bueno; a secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson e o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo César Cardoso.

Estiveram também no evento de solenidade, a Chefe de Gabinete, Vera Pavin; o Controlador Geral do Município, Edson Strapasson; o Ouvidor Municipal, Amauri Cesar Cardoso, o Superintendente da Regional Osasco, Fábio Schueller; o presidente da Autarquia Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro dos Santos; presidente do PROVOPAR Colombo, Paula Pinheiro; o diretor da Regional Maracanã, João Dalprá, representantes da Sanepar e Ministério Público, servidores municipais e demais população.

Foto: Marcio Fausto e João P. / PMC