Colombo recebe a 3º edição do Twisted and Mixed

O evento contou com atletas de roller derby do Brasil inteiro; a competição aconteceu no Ginásio de Espores do Parque Municipal da Uva

O Ginásio de Espores do Parque Municipal da Uva recebeu nos dias 26, 27 e 28 de maio, a 3ª edição do Twisted and Mixed Roller Derby Bouts. Durante o encontro as atletas participaram de oficinas de patinação, técnica e arbitragem. O evento organizado pela liga Blue Jay Rollers contou com o apoio da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

O Twisted and Mixed Roller Derby Bouts é o segundo evento mais importante da modalidade, em nível nacional, e este ano chega a sua terceira edição. Praticado sobre patins “quad” (rodas paralelas), esporte consiste em impedir a ultrapassagem da atacante do time adversário

O momento mais esperado foram os jogos abertos ao público, no dia 28. Para entrar, bastava doar 1 kg de alimento não perecível, doado para uma instituição de caridade.

“Nosso objetivo é desenvolver essa prática esportiva no município, levando a população mais informação e conhecimento sobre a modalidade esportiva de roller e patins, visando também o cenário nacional”, destaca o secretário da pasta, José Mauri Henemann.

O Twisted and Mixed buscou promover integração entre as ligas brasileiras de roller derby. No evento foi possível melhorar a técnica de patinação, aprimorar as técnicas de jogo e regras por meio de simulações de jogos e workshop de patinação e arbitragem.

O esporte

Praticado sobre patins quad (com rodas paralelas, diferente do in-line), um jogo de roller derby envolve dois times adversários, cada um com cinco jogadoras. Quatro delas são bloqueadoras (“blockers”) e uma atacante (“jammer”). Sinalizada com uma estrela em seu capacete, a atacante tenta ultrapassar o time adversário. As bloqueadoras usam o jogo de corpo para impedir a passagem da jammer adversária. Cada jogadora ultrapassada conta um ponto. O jogo é jogado em uma pista oval e é dividido em dois tempos de 30 minutos. Cada tempo, por sua vez, é subdividido em campanhas (“jams”) de até dois minutos cada uma.