Colombo possui Centro de Testagem e Aconselhamento

O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento do HIV da Tuberculose/Hanseníase e DSTs atende mais de 600 pessoas por mês

Composta por uma equipe multidisciplinar – O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento do HIV da Tuberculose/Hanseníase e DSTs – realiza mais de 600 atendimentos por mês – de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida São Gabriel – nº2350.

“É necessário garantir o direito à cidadania e melhoria de qualidade de vida, além de reforçar o trabalho de prevenção e orientação para a população”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Para realizar os testes é necessário agendar o horário e a data, além de estar munido de um documento com foto e o cadastro do cartão SUS. Vale ressaltar, que os serviços são destinados a todos os moradores de Colombo -encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Os serviços são efetivados por meio do programa municipal de DST/AIDS, onde desenvolvem ações de prevenção, acompanhamento e tratamento de doenças Sexualmente Transmissíveis, Tuberculose e Hanseníase. “E orientada por uma equipe de infectologistas, clínicos gerais, psicólogas e enfermeiras”, ressaltou o Secretário de Saúde, Dr. Antonhinho Barth.

Referência para as Unidades de Saúde e outras instituições, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde também aprimorou os serviços do Programa Municipal de DST/AIDS, por meio de ações de prevenção, acompanhamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, aconselhamento e diagnóstico de HIV/AIDS e de hepatites B e C, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde.

“A nossa intenção é cuidar e proteger a saúde da nossa população, oferecendo serviços que auxiliam no diagnóstico e no tratamento dos pacientes. Pois, sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico mais chance de cura para qualquer doença”, enfatiza Dr. Antoninho.

Foto: Divulgação/ PMC