Colombo participa do Projeto Agentes de Leitura do Paraná 2018

A ação vai até dezembro e cerca de cinco mil pessoas devem ser atendidas

Na última quarta-feira, dia 12, aconteceu o lançamento oficial do Projeto Agentes de Leitura do Paraná 2018 – em Colombo. A ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Prefeitura de Colombo e a empresa AUDI além de despertar o desejo pela leitura, também tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e contribuir para o fortalecimento de políticas públicas que promovam a inclusão cultural por meio da leitura.

“Esse é um projeto que vem contribuir para o desenvolvimento de uma área muito importante que é a leitura, sobretudo na infância. Queremos incentivar que a leitura se torne parte da rotina, um hábito, uma vez que, além de trazer conhecimento ela também estimula o desenvolvimento para a vida,” declarou o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Paulo César Cardoso.

As atividades do programa acontecem de terça à sexta-feira e vão até o início do mês de dezembro. O evento de inauguração aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, localizada na sede, e contou com uma sessão de contação de história para os alunos da Escola Rural João José Gasparin.

Por meio de uma doação da empresa Audi, o município recebeu cerca de 800 livros infantojuvenis que, inicialmente, serão distribuídos entre os locais que receberão atividades. Após os quatro meses, os livros ficarão permanentemente disponíveis no acervo da biblioteca. Além da contação de histórias, estão previstas atividades de leitura, roda e mediação de leitura.

O projeto beneficiará diretamente crianças, adolescentes e seus familiares, atendendo, prioritariamente, famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos programas sociais do município. Também serão atendidos outros públicos como idosos e adultos, com prioridade para aqueles fazem parte de programas sociais.

Cerca de cinco mil pessoas devem ser beneficiadas com o projeto. A pedagoga Silvia Bakaus Mader, uma das agentes de leitura selecionadas para o município, afirma ter grandes expectativas para a realização do projeto. “Esperamos que nesses meses possamos fazer diferença na vida daqueles que vão participar das atividades. Queremos fomentar ainda mais a leitura, uma vez que ela contribui para a autonomia do cidadão”.

Além da Biblioteca da Sede, as atividades também acontecerão na Biblioteca da Regional Maracanã, na Biblioteca da Praça do CEU, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nos Centros de Convivência e nas escolas da rede municipais de ensino. Para o final do mês, ainda está previsto uma oficina de história em quadrinhos e um evento com a participação do escritor Ricardo Azevedo.

“Estamos desenvolvendo o cronograma completo das atividades e dos locais que serão realizadas aqui no município. Em breve será divulgado a população”, informou a bibliotecária e coordenadora do Projeto, em Colombo, Angela Maria Mottin.

Além de Colombo, o projeto também acontece em Piraquara, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Pinhais, Curitiba, Araucária, Paranaguá, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo