Colombo participa do lançamento do Programa ID Jovem

O Programa desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude atende aproximadamente 12 mil jovens colombenses

001A Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude participou na última terça-feira, 17, do lançamento do Programa ID Jovem, em Curitiba (PR).  No município de Colombo, o Programa desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude, atende aproximadamente 12 mil jovens – que preenchem os requisitos exigidos, concedendo o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Além de passagens interestaduais gratuitas.

“Agora, os jovens e adolescentes do município podem contar com uma forma de garantir estes benefícios. Vamos ampliar os conhecimentos sobre o ID Jovem para apresentar as informações a nossa população, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos benefícios, mesmo para aqueles que não são estudantes”, destacou o secretário da pasta, Marcio Strapasson.

002Criado em 2016, o programa permite acesso aos jovens de baixa renda a benefícios de meia-entrada para eventos culturais, esportivos e de lazer, além de reservar duas vagas gratuitas e duas com desconto nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

“Nossos jovens precisam estar cientes sobre os direitos que lhes são garantidos pelo Estatuto da Juventude e ter conhecimento dos seus benefícios com serviços garantidos pelo ID Jovem, por exemplo”, disse Marcelo Silva.

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado do Paraná, Beto Richa, o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, o assessor especial de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Paraná, Edson Lau Filho. O coordenador de Políticas para Juventude, Marcelo Silva representou a Prefeitura de Colombo. “Um projeto pioneiro no Brasil, que pode ser usando através de um aplicativo que deixa à disposição dos jovens e estudantes benefício sociais e educacionais para ampliar sua formação pessoal e pedagógica”, disse Silva.

004Para participar do programa é necessário realizar a emissão do cartão de identificação, no site www.caixa.gov.br/idjovem. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos como: possui entre 15 a 29 anos, renda mensal de até dois salários mínimos e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que deve estar atualizado há pelo menos 24 meses.

Foto: Divulgação/ PMC