Colombo participa da Campanha Abril Verde

O objetivo da ação é alertar empresários e empregadores sobre a prevenção de acidentes de trabalho

O Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde do município conta com o Núcleo de Saúde do Trabalhador que visa orientar  as empresas e indústrias a prevenir riscos à saúde dos trabalhadores.

O Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde do município conta com o Núcleo de Saúde do Trabalhador que visa orientar as empresas e indústrias a prevenir riscos à saúde dos trabalhadores.

Técnicos da Secretaria de Saúde orientando os servidores do Pronto Atendimento Maracanã sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho.

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretária de Saúde, vai promover durante todo o mês de abril ações em alusão a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho –  oficializada a data em 28 de abril, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo da campanha é de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho.

O Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde do município  conta com o Núcleo de Saúde do Trabalhador. Neste período estão sendo intensificadas as ações de verificação e orientação diárias as empresas e indústrias a fim de prevenir riscos à saúde dos trabalhadores. Além disso, atuam também na fiscalização de denúncias, óbitos e amputações notificados pelas unidades assistenciais de saúde do município e hospitais regionais.

A mobilização do Abril Verde é necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

“Essa iniciativa busca trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida. Por isso, o foco do Abril Verde é a conscientização dos empresários com os empregadores, para que criem e mantenham ambientes de trabalho seguros e saudáveis, para evitarem o adoecimento e também os acidentes no trabalho”, destacou o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Sobre a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2,34 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em acidentes de trabalho e doenças, dois milhões dessas mortes seriam causadas por doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, que ocupa o quarto lugar em acidentes de trabalho no mundo, dos cinco milhões de acidentes ocorridos entre 2007 e 2013, data da última atualização do anuário estatístico da Previdência Social, 45% acabaram em morte, em invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego.

Foto: João Senechal/ PMC