Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Colombo inaugura casa para atendimento da população de Rua

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua conta com equipe capacitada para atendimento social

Autoridades e profissionais da Assistência Social do Município destacam a importância do novo equipamento público

Autoridades e profissionais da Assistência Social do Município destacam a importância do novo equipamento público

O Centro Pop “Em Cantos de Colombo” constitui-se em um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, sendo referenciado à Proteção Social Especial. Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira 20/02. Inserido nas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Colombo, trata-se de uma unidade de Média e Alta Complexidade e Compreende a os Serviços Especializados para Pessoas em Situação de Rua, Serviço Especializado em Abordagem Social e ainda ações de Alta Complexidade com a oferta do Serviço de Acolhimento.

Ao discursar na solenidade inaugural a Prefeita Beti Pavin destacou a preocupação da Gestão Municipal em atender com dignidade esta faixa da população que por qualquer razão se encontre às margens da vida social. Ele lembrou também dos outros equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura e que tem ações voltadas para o resgate da cidadania de crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Ao descerrar a placa inaugural o Centro Pop foi oficialmente entregue à comunidade colombense

Ao descerrar a placa inaugural o Centro Pop foi oficialmente entregue à comunidade colombense

Para a Secretária de Assistência Social Ação Social Maria da Silva Souza, esta é a visão cristã e da solidariedade humana que o município vem desenvolvendo com o apoio de diversas entidades e destacou a participação do Governo do Estado e do Governo Federal.

Outro momento importante que emocionou aos presentes, foi quando durante seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal Professor Waldirlei Bueno fez questão de homenagear ao Vereador Gil Gera, citando-o como referência de superação humana depois de ser um “Menino de Rua” ter conquistado espaço significativo na sociedade. Ele em tom emocionado agradeceu a homenagem parabenizando a Prefeita pela conquista.

Em funcionamento desde o dia 18 de agosto de 2014 neste espaço físico, muito embora o Serviço de Abordagem Social e de Encaminhamentos já estivessem ocorrendo desde o mês de junho de 2014, Centro POP já apresenta números significativos tendo atendido 57 pessoas, configurando um volume total de 229 procedimentos. Já foram realizados 12 acolhimentos desde o mês de Setembro de 2014.

Pessoas com idade superior aos de 18 anos, do gênero masculino e feminino, em situação de rua, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e inexistência de moradia convencional regular, que estejam utilizando logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente.
As formas de acesso da população em situação de rua se dão por meio de Busca Espontânea; Abordagem Social envolvendo um trabalho de profissionais em Busca Ativa e Encaminhamentos que são realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, bem como por outros serviços, programas, projetos ou equipamentos da rede socioassistencial, e das demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos.

Para a Diretora de Proteção Social Especial Nilva Volpi o novo equipamento público, tem como principal papel ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que é destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “O objetivo maior é assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de novos projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua.” – Disse Nilva Volpi.
Já o Serviço Especializado em Abordagem Social, visa buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos. A capacidade instalada de atendimento conta com disponibilidade de 25 vagas diárias para pernoite.

DSC_0132 DSC_0145 DSC_0160 DSC_0167 DSC_0190 DSC_0200 DSC_0211 DSC_0215

Serviço
Os horários de funcionamento são especificados de acordo com cada um dos três Serviços Ofertados:
· Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: ofertado de segunda à sexta-feira das 08 às 17 horas.
· Serviço Especializado em Abordagem Social: acontece de segunda à sexta-feira das 17 às 23horas. Nos Sábados; Domingos e Feriados o horário de atendimento do referido Serviço se dá das 08 às 20 horas.
· Serviço de Acolhimento para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua: Ininterrupto (24 horas).

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: João Senechal/PMC