COLOMBO É SEDE DE CAPACITAÇÃO DE ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL

Foram abordados temas como a epidemiologia e a mortalidade materno-infantil

A Prefeita Beti Pavin participou da iniciativa e destacou a importância da capacitação para os profissionais da saúde.

O evento, realizado em Colombo, faz parte da sequência de capacitações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Aconteceu nesta quarta-feira, 08 de novembro, a capacitação voltada para médicos e enfermeiros da atenção primária das cidades de Colombo, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Cerro Azul.

“É necessário qualificar os profissionais de saúde e estamos sempre atentos e buscando proporcionar essas capacitações. Os protocolos são atualizados constantemente e a intenção é levar conhecimento a estes profissionais, dessa maneira o pré-natal sempre conte uma conduta uniforme”, disse a Prefeita de Colombo Beti Pavin.

O Secretário de Saúde Darci Martins Braga afirma que “ações como essa trazem aos profissionais da saúde a oportunidade da troca de experiência com os profissionais das cidades vizinhas. A questão da mortalidade é emblemática e o trabalho hoje depende da atenção aos detalhes. Estamos vivendo um momento crítico economicamente e isso acaba refletindo na condição de vida da população”, conta.

O evento, realizado em Colombo, faz parte da sequência de capacitações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) durante o ano de 2017, devido aos indicadores no Estado sobre a mortalidade materna, fetal e infantil.

O diretor da 2º Regional de Saúde do Estado, Guilherme Graziani explica que “o Estado está investindo bastante, inclusive na qualificação para a redução contínua destes indicadores”.

A palestra aconteceu no grande auditório da Regional Maracanã, localizada na Rua Dorval Ceccon e contou com a presença da chefe de vigilância epidemiológica da 2º Regional de Saúde do Estado, Cleia Beatriz, abordando o tema “dados epidemiológicos” e também o Dr. Marcos Takimura, Médico Ginecologista e Obstetra da Secretaria de Saúde do Estado, que palestrou sobre a capacitação de atenção ao pré-natal.

Foto: Marcio Fausto/ PMC