Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Colombo é o maior produtor de mudas de verduras e legumes da RMC

A produção média é de, aproximadamente 7 milhões de mudas por mês; o cultivo visando à comercialização já representa grande satisfação dos produtores

A produção média é de, aproximadamente 7 milhões de mudas por mês

A produção média é de, aproximadamente 7 milhões de mudas por mês

Apenas 35% da produção permanecem no município e 65% é destinada a cidades vizinhas

Apenas 35% da produção permanecem no município e 65% é destinada a cidades vizinhas

O município de Colombo é o maior produtor de mudas de verduras e legumes da região metropolitana de Curitiba (RMC), segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento da cidade, com produção média de 7 milhões de mudas por mês. Atualmente, os produtores colombenses abastecem vários municípios, entre eles: São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Morretes, Cerro Azul e Almirante Tamandaré.

Apenas 35% da produção permanecem no município e 65% é destinada a cidades vizinhas. “Os produtores rurais estão investindo no plantio de mudas de verduras e legumes, tornado-se referência para os produtores de outras cidades”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

Já em relação à média de custo da muda para o agricultor – dependendo a espécie como, por exemplo, de folhosas, alface, couve flor – pode variar de 0,1 a 0,2% do valor de produção.

O cultivo visando à comercialização já representa grande satisfação dos produtores. O município conta com dois viveiros que produzem verduras, legumes e flores. “O objetivo dos viveiristas é proporcionar o melhoramento genético, por meio de técnicas, facilitando a vida do agricultor e ao mesmo tempo garantindo uma ótima plantação. Pois, o investimento primordial é a escolha da semente e de quem irá semear”, explica Toniolo.

De acordo com o proprietário da AgroGuarise, Jorge Guarise entre as vantagens para o agricultor que adquire as mudas é saber que ele poderá contar como bom desempenho da planta no pós-plantio, sem comprometer o investimento de mudas sadias. “Antigamente, o agricultor semeava em canteiros em sua propriedade desperdiçando mais de 20% das mudas durante o transplante, devido ao estresse que a planta sofre durante sua retirada da terra. Hoje devido a novas tecnologias as mudas já vêm preparadas para o plantio facilitando a vida do agricultor”, explica Guarise – que é produtor de mudas de olerícolas.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Divulgação/PMC