Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Colombo é destaque no indicador de qualidade do ensino fundamental

Com meta projetada de 5,4 pelo Ministério da Educação, município obteve 5,9 pontos no Ideb

 A nota do município está acima da média dos demais municípios brasileiros.

A nota do município está acima da média dos demais municípios brasileiros.

Todas as escolas do município atingiram as metas projetadas pelo MEC para cada unidade escolar, aumentando seu desempenho.

Todas as escolas do município atingiram as metas projetadas pelo MEC para cada unidade escolar, aumentando seu desempenho.

O principal indicador que mostra a qualidade do ensino fundamental brasileiro apontou Colombo como acima da média nacional. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgado recentemente, mostra que dos 14 municípios da região metropolitana  área Norte, a cidade encontra-se em 2º Lugar.

“Sempre tivemos o setor da educação como prioridade, seja para investimentos em obras, o cuidado e o zelo com o bom aprendizado dos nossos alunos como para qualificação e aperfeiçoamento dos professores. E este indicador é mais um quesito para mostrar que estamos no caminho certo”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Enquanto a meta projetada pelo MEC para o município era de 5,4, para o ano de 2015, Colombo alcançou 5,9 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com o índice, a nota do município está acima da média dos demais municípios brasileiros, o que segundo a secretaria Municipal de Educação, é reflexo do trabalho desempenhado pelas unidades escolares.

Como destaque para a obtenção deste resultado estão as ações como o monitoramento da aprendizagem dos alunos e a formação de professores. Diante disso, Colombo conseguiu elevar significativamente os seus resultados no Ideb que é o principal indicador de qualidade do ensino fundamental e médio do país e comprova em que medida os estudantes brasileiros estão aprendendo.

O índice calcula a relação entre o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho dos alunos em português e matemática obtidos na Prova Brasil. No geral, todas as escolas do município atingiram as metas projetadas pelo MEC para cada unidade escolar, aumentando seu desempenho.

Para a secretária municipal de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin, o Ideb deve ser considerado como um indicador da qualidade de ensino da escola. “O Ideb é um indicador que aponta o quanto o município está sendo capaz de oferecer uma educação de qualidade para todos”, informa.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC