COLOMBENSES CONTARÃO COM CURSOS GRATUITOS

Parceria entre Prefeitura de Colombo, PRONATEC e IFPR levará cursos de qualificação e profissionalização aos cidadãos que estão entrando no seguro desemprego

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Colombo, IFPR Campus Colombo e UAB.

O Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa durante a cerimônia de lançamento dos cursos.

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Colombo, IFPR Campus Colombo e UAB – Universidade Aberta do Brasil e Ministério do Trabalho. A cerimônia foi realizada no IFPR Campus Colombo – localizado na Rua Antonio Chemim, nº 28, Bairro Roça Grande.

O evento contou com a participação do Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa que assegurou que a parceria firmada busca “trabalhar a qualificação e profissionalização com qualidade no município de Colombo”. O secretario ressalta também a importância do investimento na educação do município e de parcerias como está que só fazem melhorar a educação dos colombenses.

“Temos satisfação e orgulho de fazer, hoje, parte da população de Colombo e das parcerias com a Prefeitura” afirmou o reitor do Campus Colombo, Ciro Bächtold. O reitor parabenizou ainda todos os envolvidos e presentes no local.

Participaram do lançamento o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, a coordenadora geral do PRONATEC Célia Regina Alves de Araujo Sandrini, o reitor do Campus Colombo, Ciro Bächtold, o presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão, e os vereadores Edson Bagio, Issa Paixão, Tiago de Jesus.

Sobre os Cursos ofertados

Entre os novos cursos ofertados no campus da IFPR em Colombo estão os cursos: de Assistente Financeiro, Cuidador de Idosos e Operador de Computador, e são direcionados para aqueles que estão entrando no seguro desemprego.

No primeiro curso trabalham-se as disciplinas de informática básica empreendedorismo, português instrumental, fundamentos da administração financeira, rotinas financeiras e análise financeira.

Outro curso oferecido é o de cuidador de idosos que busca aplicar os conhecimentos das áreas de anatomia e fisiologia do envelhecimento, segurança e qualidade de vida e envelhecimento, princípios de ergonomia, prática de higiene corporal, alimentação do Idoso, cuidados e orientações farmacológicas, doenças mais comuns na população idosa e atribuições do cuidador de idoso.

Já no curso de Operador de Computador os alunos cursam as disciplinas de sistemas operacionais Windows e Linux, aplicativos de escritório, ferramentas de internet e instalação e configuração de aplicativos.

Os cursos possuem carga horária de 160 horas aulas, que serão realizadas de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30. Para se cadastrar no curso é preciso ter o fundamental II completo – 9° completo, e ser maior de 15 anos.

Matrículas

As pré-matrículas serão realizadas entre os dias 13 de novembro e 18 de dezembro na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no 2º piso da Regional Maracanã, das 13h às 17h e as matrículas iniciarão no dia 19 de dezembro seguindo até o dia 27.

As aulas serão realizadas nas salas da Universidade Aberta do Brasil também na Regional Maracanã, nas dependências do Colombo Park Shopping.

Os demais trabalhadores e interessados pelos cursos deverão fazer a sua pré-matrícula, caso haja vagas remanescentes, os mesmos poderão ser convocados para matrícula.

Para a realização das inscrições é necessário que o estudante porte os seguintes documentos:

– Carteira de Identidade

– Comprovante de residência

– CPF do candidato

– Comprovante de escolaridade

Para saber mais sobre a matrícula você pode entrar em contato com o departamento responsável pelo telefone 3562-6890.