Coleta Verde recolhe 12 toneladas de materiais recicláveis por semana

A ação atende aproximadamente dez bairros e distribuiu 1.200 sacolas por semana com hortifrúti para a população

Foram aproximadamente dez bairros atendidos no  município de Colombo.

Foram aproximadamente dez bairros atendidos no município de Colombo.

A cada dez quilos de material reciclável, o morador tem direito à um vale sacola.

A ação visa conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais.

Entre os meses de março a outubro deste ano, o Programa Coleta Verde atendeu aproximadamente dez bairros do município de Colombo.  Ao total, foram coletadas, por semana, 12 toneladas de materiais recicláveis e distribuídas 1.200 sacolas com 5 quilos de hortifrúti cada, beneficiando milhares de famílias colombenses.

A ação é realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e visa conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais.

“Percebemos a evolução do programa em tão pouco tempo pela adesão das comunidades que crescem cada vez mais e pela baixa demanda da coleta seletiva de recicláveis. Isso demonstra o interesse público de manter a cidade sempre limpa ajudando as pessoas que mais necessitam na troca desses produtos recicláveis, já muito bem separados, por produtos de nossa agricultura familiar”, destacou Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

Vale lembrar que os produtos recicláveis são destinadas as cooperativas de catadores cadastrados pela Secretaria de Meio Ambiente e as hortaliças, legumes e frutas são produzidas pelos agricultores do município.

Sobre o programa

O programa Coleta Verde funciona em um sistema de troca. A cada dez quilos de material reciclável, o morador tem direito à um vale sacola, sendo permitido dois vales sacolas por mês. A sacola é composta por cinco alimentos: hortaliças, legumes e frutas. Os materiais recicláveis aceitos na troca são: lata, plástico, metal, papel, vidro e pneus.

Foto: Marcio Fausto/ PMC