Coleta Verde entrega 40 mil sacolas de hortaliças e recolhe 400 toneladas de materiais recicláveis em 2017

Entre os meses de março a novembro mais de 184 toneladas de hortaliças foram distribuídas as famílias que aderiram ao programa

Foram distribuídas 40.933 mil sacolas com cinco tipos de hortaliças, cerca de 184 toneladas de hortaliças foram distribuídas em forma de sacolas.

Cerca de 400 toneladas de lixo reciclável foram recolhidos e doados às cooperativas de catadores do município.

Conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, mobilizando para a separação de materiais recicláveis e auxiliando a quem necessita com alimentos de qualidade – esse é o objetivo doPrograma Coleta Verde – desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Realizado no município entre os meses de março a novembro, o Programa Coleta Verde atendeu 16 bairros – Jardim Florença; Parque Embu; Vila Liberdade; Vila Zumbi; Santa Tereza; Jardim Arapongas; Monte Castelo; Jardim Paloma; Santa Fé; Moinho Velho; Rio Verde; Osasco; Vila Guarani; Campo Alto; Jardim Eucalipto e Guaraituba – contemplando mensalmente mais de três mil famílias. De acordo com o balanço divulgado, neste ano pelo Departamento de Abastecimento, cerca de 400 toneladas de lixo reciclável foram recolhidos e doados às cooperativas de catadores do município.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, a ação visa despertar na população a mobilização para recolhimento do material reciclável. Além de apoiar os produtores familiares do município. “Percebemos a evolução do programa pela adesão das comunidades que crescem cada vez mais. Isso demonstra o interesse público de manter a cidade sempre limpa ajudando as pessoas que mais necessitam na troca desses produtos recicláveis por alimentos de qualidade”, disse.

Ao todo, foram distribuídas 40.933 mil sacolas com cinco tipos de hortaliças, cerca de 184 toneladas de hortaliças foram distribuídas em forma de sacolas. Vale lembrar que as hortaliças, legumes e frutas são produzidas pelos agricultores do município.

“Acreditamos que com esse trabalho iremos aos poucos mudar o hábito da população para que não despejem mais resíduos em locais inadequados, além disso, estamos garantindo aos moradores uma alimentação farta e saudável”, destacou secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Sobre o programa

O programa Coleta Verde funciona como um sistema de troca. A cada dez quilos de material reciclável, o morador tem direito a um vale sacola, sendo permitidos dois vales sacolas por mês. A sacola é composta por cinco alimentos contendo hortaliças, legumes e frutas. Os materiais recicláveis aceitos na troca são: lata, plástico, metal, papel, vidro e pneus.

Foto: João Senechal/ PMC