Coleta verde arrecada mais de 25 mil quilos de material reciclável no mês de agosto

O programa atende, hoje, 34 bairros do município

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, divulgou os dados das atividades realizadas pelo programa Coleta Verde durante o mês de agosto de 2018.

No período entre os dias 08 a 30 de agosto, foram trocados 25.340 kg de material reciclável por 3.620 Kits de Hortaliças, o que totalizou um investimento de R$ 35.657,00 comprados em produtos agrícolas de agricultores familiares do nosso município através da Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo.

O secretário de Agricultura e Abastecimento Marcio Toniolo, destacou que os materiais foram distribuídos conforme a demanda de cada região. “O material reciclável coletado foi distribuído de forma igualitária, conforme cronograma, para as Associações cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente”.

Entre as Associações de catadores de material reciclável estão: 3R’s, localizada na Vila Zumbi; Amigas da Terra, localizada no Guaraituba; Céu Azul, localizada no Palmital; Limoeiro, localizada no Poço Negro; Nossa Senhora Aparecida, localizada no Atuba; RESOL, localizada no São Dimas; Ribeira, localizada no Capivari; Santa Tereza, localizada no Arruda; Vitória, localizada no Rio Verde; Emanoel, localizada no Rio Verde; São Dimas, localizada no São Dimas.

Para o segundo semestre de 2018, o programa Coleta Verde foi ampliado para 36 pontos de coleta, beneficiando 34 bairros do município.

Sobre o Programa:
O Coleta Verde funciona da seguinte forma: a cada dez quilos de material reciclável, o munícipe tem direito a um vale sacola, sendo permitidos dois vales por mês. Cada sacola possui cinco alimentos, entre hortaliças, legumes e frutas. Para a realização da troca, o programa aceita materiais recicláveis como latas, plástico, papel, vidro e pneus.

“Vale lembrar que a ação antes dividida em dois dias, agora acontece em um só. É importante que o morador separe, limpe e ensaque adequadamente os materiais. Além disso, o vale sacola poderá ser usado somente no dia marcado para a entrega das hortaliças”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

O projeto é realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social e tem como principal objetivo dar uma finalidade sustentável para os materiais arrecadados durante as coletas e, investir, assim, na economia rural do município, proporcionando uma alimentação saudável para os moradores.

Confira o calendário para o mês de setembro: