CMEI’s de Colombo participam do projeto “Brincadiquê”

Iniciativa capacita educadores dos 41 Centros Municipais de Educação Infantil

Beti Pavin destaca a questão do lúdico no processo de ensino aprendizagem utilizado nos Cmeis do município

A associação de brincadeiras ao aprendizado é um método muito utilizado na educação infantil. E foi com o objetivo de capacitar os funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Colombo, utilizando este método lúdico, que foi realizado o projeto “Brincadiquê”.

“Temos entre as nossas prioridades o cuidado e o zelo pelas crianças, e por conta disso, nossos profissionais precisam estar sempre atualizados e motivados para oferecer uma didática que proporcione qualidade no entendimento do que é ministrado em sala de aula”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Desenvolvido pela rede Marista com o apoio da Prefeitura de Colombo, através da secretaria de Educação, desde setembro do ano passado o projeto teve o seu encerramento na última sexta-feira (22), no auditório da Regional Maracanã.

“A associação de brincadeiras durante o processo de aprendizagem faz com que as crianças assimilem melhor o conteúdo que é passado pelos professores. Então, capacitar esses funcionários é de fundamental importância e garante que o papel dos CMEI’s seja cumprido”, afirma a secretária da pasta, Aziolê Cavallari Pavin.

Qualidade da Educação Infantil

Atividades do projeto Brincadiquê são expostos durante o encerramento da capacitação destinada aos funcionários dos Cmeis

O “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na Escola” visa incidir na qualidade da educação infantil, especialmente, na alfabetização, letramento e linguagem matemática. Cada CMEI foi representado por um educador, denominado como apoio pedagógico, o que possibilitou que essa experiência fosse transmitida para os demais educadores.

Durante o período em que o projeto foi desenvolvido foram dez encontros com o apoio pedagógico, cinco encontros com a equipe da secretaria de Educação e dois seminários abertos aos demais educadores.

Para a educadora do CMEI Genoveva Bremmer, Daniela Bonfim, o projeto reavivou algo que os educadores haviam esquecido. “Nós precisávamos ser sensibilizados em relação ao tema, pois tudo o que vimos aqui nós já sabíamos, mas era algo que estava adormecido. O Brincadiquê foi uma prática enriquecedora”, afirmou.

O projeto foi implantado nos 41 CMEI’s do município e contribuiu com o acesso à formação, às pesquisas, à discussão de temas do cotidiano escolar, oficinas, práticas pedagógicas e materiais de qualidade, além de apresentar ao educador meios de promover o direito ao brincar com criatividade e qualidade.

Foto: Marcio Fausto/PMC